Na noite desta terça-feira (03), às 21h30, o Palmeiras enfrenta o Independiente Petrolero pela Libertadores, em jogo que acontece na Bolívia. Buscando manter o 100% de aproveitamento na competição e a melhor campanha geral, o Palmeiras precisa superar uma marca negativa que envolve esse confronto.
Essa vai ser a oitava vez que o Palmeiras joga na Bolívia na Libertadores. O desempenho, porém, não é dos melhores. O Palmeiras tem um aproveitamento de 42,8% jogando no país. Em sete partidas, foram três vitórias e quatro derrotas.
Os dois primeiros jogos do Palmeiras na Bolívia pela Libertadores foram em 1974. Naquele ano, o Alviverde perdeu por 1 a 0 para o Jorge Wilstermann e venceu por 1 a 0 o Deportivo Municipal, ambos válidos pela fase de grupos.
Depois, o Verdão foi derrotado duas vezes seguidas. Primeiro, em 1995, pelo jogo de ida das oitavas de final, o Palmeiras perdeu de 1 a 0 para o Bolívar. Depois, em 2000, em jogo válido pela fase de grupos, o Verdão perdeu por 4 a 2 para o The Strongest.
Nos últimos três jogos na Bolívia, o Palmeiras já conseguiu um desempenho melhor, com duas vitórias e só uma derrota. Em 2009, o Alviverde venceu por 2 a 0 o Real Potosí, com gols de Cleiton Xavier e Keirrison. Posteriormente, em 2017, veio uma derrota por 3 a 2 diante do Jorge Wilstermann. Por fim, na campanha do título de 2020, ainda sob o comando de Luxemburgo, o Palmeiras bateu o Bolívar por 2 a 1, com gols de Willian e Gabriel Menino.
Essa é a primeira vez que Abel Ferreira participa de um jogo na Bolívia. E é a primeira vez que o Palmeiras enfrenta o Independiente Petrolero na casa adversária. Aqui no Brasil, no Allianz Parque, quando as duas equipes se enfrentaram na atual edição, o Verdão aplicou uma goleada histórica, vencendo por 8 a 1. Se o Palmeiras vencer hoje, ele garante a classificação antecipada para as oitavas de final.

