A última rodada da Premier League foi muito melhor do que muitos esperavam. Mas, o título acabou nas mãos de Guardiola novamente. Foi um campeonato longo com vários times decepcionantes e outros surpreendentes.
Vários times surpreenderam no campeonato, como o West Ham. E outros decepcionaram consideravelmente de apesar do investimento. Aqui estão os times mais decepcionantes da temporada.
Aston Villa
Apesar de ser o décimo time mais caro da Premier League, o time de Birmingham não compensou o alto investimento. Com um início muito ruim, que levou a demissão de Dean Smith em novembro de 2021, foi somente com Steven Gerrard que uma recuperação ocorreu. Pelo menos para afastar o perigo de rebaixamento.
Com um time que contava com os brasileiros Coutinho e Douglas Luiz no elenco, entre outros craques internacionais. Se esperava, e com razão, muito mais do tradicional Aston Villa. No final do campeonato, o gosto amargo da décima quarta posição. Pior até mesmo do que a temporada passada, onde terminou em décimo primeiro.
No entanto, apesar da decepção na temporada 2012/22, há uma esperança para a próxima temporada. Há rumores sobre a contratação de Eriksen, do Brentford. E a possível negociação de Coutinho, junto ao Barcelona. Além desses, o maior reforço de todos, Steven Gerrard, que vem se mostrando um excelente técnico nesse início de carreira.
Everton
Talvez a maior decepção da temporada na Premier League. A equipe azul de Liverpool lutou praticamente o campeonato inteiro contra a zona do rebaixamento, onde inclusive esteve presente por várias rodadas.
O Everton começou a temporada comandada pelo veterano Rafa Benítez. Mas ele acabou sendo demitido no meio do campeonato, em 16 de janeiro. A solução foi trazer para o cargo Frank Lampard. Ao final da liga, o Everton ficou em décimo sexto lugar, duas posições a frente do rebaixamento. Um resultado terrível para o oitavo elenco mais valioso.
O elenco do Everton aliás, é de impor respeito. O brasileiro Richarlison foi o principal destaque e o artilheiro do time na liga inglesa. O brasileiro, inclusive, é apontado por alguns como o salvador da temporada, com várias boas atuações em jogos importantes.
Além de Richarlison, avaliado em 50 milhões de euros, o elenco ainda contou com Dominic Calvert-Lewin, de 42 milhões de euros e Pickford, goleiro titular da seleção inglesa e que vale 25 milhões.
Resta à direção do clube avaliar o que sobrou de acertos em meio a tantos erros na temporada e voltar a ser competitivo para a próxima temporada.
Manchester United
O que dizer do Manchester United? Time que dominou a Inglaterra da década retrasada e início dos anos 2010. Entretanto, hoje luta somente para se manter entre os quatro primeiro. E nem isso conseguiu nessa temporada. Os vermelhos de Manchester tiveram uma temporada terrível, com muitas derrotas vergonhosas para os rivais.
O Elenco caríssimo, que conta com ninguém menos do que Cristiano Ronaldo, sofreu muito para se manter competitivo em meio ao difícil campeonato inglês. No final das contas, talvez o sexto lugar e uma vaga na Europa League tenha sido uma conquista e tanto para um ano tão ruim.
Na próxima temporada, a torcida do United, machucada pelos últimos anos de resultados ruins, já sabe que contará com Erik ten Hag, um excelente técnico que terá a missão de transformar o bom elenco do Manchester United em um time vitorioso e voltar a disputar títulos com seus rivais City, Liverpool e Chelsea.

