A virada de chave de Vinícius Júnior no futebol Europeu não aconteceu na final da Champions League como muitos podem pensar. Afinal, o brasileiro, considerado promessa no Flamengo, vem de uma temporada de afirmação no Real Madrid. E o que aconteceu com ele diante do Liverpool foi a coroação de um ano perfeito para o jovem de 21 anos.
Prova disso é a repercussão. O jornal Marca, da Espanha, valorizou aquele que foi “o herói branco”, o grande responsável pela décima quarta conquista da Liga dos Campeões do time merengue. Afinal, nessa edição do torneio, Vinícius foi uma dor de cabeça para toda a defesa que enfrentou e terminou a Liga dos Campeões com números que não eram vistos desde Lionel Messi em 2009.
Vinícius participou na temporada de 10 gols do Real Madrid na Champions League. Desses, quatro foram gols e seis assistências, de acordo com os dados da Opta, embora outros portais como o Transfermarkt concedam ao brasileiro mais uma assistência de gol. O último sul-americano que conseguiu se envolver em dez ou mais gols na mesma campanha com 21 anos, ou menos, foi Messi no ano de 2008-09. Na oportunidade, foram 14 no total (nove gols e cinco assistências).
Um ano de afirmação para Vini
No total, e segundo dados do Transfermarkt, Vinícius Júnior marcou 22 gols e deu 20 assistências em 52 jogos disputados. E se comparados com os anos anteriores, a melhora foi exponencial. Na temporada 2020-21, o brasileiro marcou apenas seis gols e deu sete assistências em 49 jogos, enquanto em 2019-20 foram cinco gols e quatro assistências em 38 jogos. Números que estão longe do que Vinícius significa hoje para o time.
Vinícius Júnior titular em todos os jogos desta edição da Liga dos Campeões e disputou 98% do total de minutos. Participou em 38% dos golos do Real Madrid e isso traduziu na sua valorização de mercado. Chegou à equipe de Madri avaliado em 35 milhões de euros. Contudo, hoje, seu valor que já subiu para 100 milhões.

