Home Futebol Real Madrid vence Liverpool com gol de Vinícius Júnior e conquista sua 14ª Champions League

Real Madrid vence Liverpool com gol de Vinícius Júnior e conquista sua 14ª Champions League

Real Madrid superou o Liverpool em decisão histórica com gol do brasileiro Vinícius Júnior no Stade de France em Paris

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
UEFA CHAMPIONS LEAGUE 2021/22 – FINAL
Liverpool LIVERPOOL 0-1 REAL MADRID Real Madrid

Em decisão histórica no Stade de France neste sábado (28), o Real Madrid superou o Liverpool por 1 a 0 com gol de Vinícius Júnior e conquistou seu 14º título da UEFA Champions League. O brasileiro marcou aos 14 minutos do segundo tempo e garantiu o título da temporada 2021/22.

PUBLICIDADE

A escalação dos comandados de Carlo Ancelotti contou com cinco jogadores que estiveram presentes na decisão de 2018 com Benzema e Carvajal junto do chamado “trio eterno” com Kroos, Modric e Casemiro. Assim como também era esperado, Valverde iniciou no flanco direito e Camavinga foi o titular com Rodrygo iniciando no banco de reservas.

Do outro lado tivemos Jurgen Klopp escalando Thiago e Konate na formação titular e a dupla permaneceu em campo durante todo o primeiro tempo. O brasileiro foi testado até o último momento da bola rolar mas conseguiu garantir sua posição depois de lesão da decisão da FA Cup. Por fim, Diaz foi escolhido como titular no ataque junto de Salah e Mane, deixando Jota e Firmino no banco.

PUBLICIDADE

Diferentemente do previsto, o início da UEFA Champions League começou apenas às 16:37 pelo horário de Brasília devido à um atraso de 37 minutos por invasão de torcidas do Liverpool (em sua maioria) e do Real Madrid devido aos problemas na logística para a entrada do público.

Depois de toda a confusão a bola finalmente rolou e o Liverpool teve maior controle da posse na etapa inicial com chances consideráveis de abrir o placar principalmente nos primeiros minutos, sem sofrer sustos diante de um Real Madrid mais defensivo e que viu Vinícius Júnior ser anulado com marcação dupla.

A primeira chance de real perigo veio aos 16′ depois que Courtois caiu no canto esquerdo para evitar um chute perigoso de Salah, que voltou a experimentar dois minutos depois e parou no goleiro do Real Madrid novamente.

Aos 20′, o egípcio chegou pelo lado direito da área diante de dois marcadores e acionou Alexander-Arnold na entrada da área que finalizou por cima do gol. No lance seguinte, Casemiro foi desarmado na meia-lua e Mane chutou rasteiro no canto, parando em ótima defesa de Courtois.

PUBLICIDADE

Em 25 minutos de futebol, o Liverpool alcançou a marca de 67% da posse com seis finalizações enquanto o Real Madrid não havia chutado para o gol. Contudo, a reta final do primeiro tempo ficou marcada por um Real conseguindo ocupar mais o campo ofensivo.

Em raro momento positivo na etapa inicial, o Real Madrid viu Benzema conseguir levantar na área para Vinícius Júnior mas Van Dijk fez a leitura certa e se antecipou à marcação para cortar na medida.

Aos 37′, mais uma jogada promissora com Vinícius Júnior tabelando com Benzema deixando para Carvajal chegar na área, mas o passe acabou não sendo muito bom e o lance foi desperdiçado. Apesar de todo esse roteiro, o Real Madrid conseguiu um gol antes do intervalo no lance de maior impacto do primeiro tempo.

Aos 42 minutos, Benzema cortou para dentro em cima de Robertson e ficou no 1v1 contra o goleiro Alisson que defendeu mas soltou a bola. Um bate-rebate na área terminou em Valverde deixando para o francês receber e bater de primeira. No entanto, uma longa análise do VAR acabou detectando impedimento e o Real Madrid foi para os vestiários com o placar zerado.

PUBLICIDADE

Real Madrid definiu o segundo tempo com gol de Vinícius Júnior e impecável atuação de Courtois

Os Reds voltaram pressionando o Real na etapa complementar que cometeu dois erros consideráveis me saídas de jogo nos primeiros dez minutos. Logo aos 2,’ Alexander-Arnold estava pronto para receber uma bola precisa de Diaz mas Carvajal tirou o perigo de forma crucial.

Na sequência, Mane roubou a bola de Casemiro no campo ofensivo mas Diaz não conseguiu escapar da marcação de Eder Militão na entrada da área, brasileiro que estava tendo uma atuação positiva nesta decisão.

Em nova tentativa de perigo, Mane deixou a bola na esquerda para Diaz no lado esquerdo e a bola retornada para Mane acabou sendo bloqueado por mais uma intervenção de Militão. Na sequência da jogada, Casemiro interrompeu uma tentativa de Alexander-Arnold.

Contudo, quando o cenário do jogo estava bem favorável para o Liverpool, veio o contragolpe fatal do Real Madrid aos 14′. Casemiro iniciou o contra-ataque com um tapa na bola para Valverde percorrer o corredor direito e cruzas rasteiro na medida para Vinícius Júnior surgir nas costas de Alexander-Arnold com liberdade e dar um tapa de letra na bola, abrindo o placar para o Real na decisão.

PUBLICIDADE

Tentando uma resposta imediata, o Liverpool chegou com enorme perigo aos 19 em mais uma jogada individual de Salah que ajeitou de fora da área e bateu firme buscando o canto esquerdo, parando em ótima defesa de Courtois que evitou o gol de forma sensacional.

Buscando aprimorar a presença no campo ofensivo, Klopp optou pela entrada de Diogo Jota no lugar de Luis Díaz que teve uma participação discreta. Mas o egípcio estava mesmo disposto a vencer o goleiro do Real Madrid que defendeu uma tentativa na pequena área após cabeçada de Konate em escanteio de Robertson.

Os Reds estavam tentando acelerar as ações ofensivas e o jogo ficou mais dinâmico com o Liverpool pressionando e o Real Madrid tentando escapar mais nas transições ofensivas. Aos 26′, Vinícius Júnior chegou mais uma vez com liberdade na área mas Konate foi fundamental e evitou o chute que seria fatal.

Para a reta final de jogo, Klopp apostou nas entradas de Keita e Roberto Firmino nos lugares de Henderson e Thiago Alcântara, deixando o Liverpool com uma formação mais ofensivas de 2-3-5, permitindo mais opções de ataque.

PUBLICIDADE

Em cobrança de falta pouco antes das alterações, Casemiro acabou tendo uma chance incrível dentro da área mas não aproveitou e tentou buscar Vini Jr ou Benzema em falha defensiva dos Reds. Mas depois deste lance, a pressão do Liverpool subiu consideravelmente.

Aos 35′, Courtois voltou a salvar o Real Madrid com um tapa na bola em reflexo no bate-rebate dentro da área, em mais uma defesa difícil na atual temporada. Pouco depois, Salah ganhou a disputa no 1v1 em cima de Mendy em bola levantada pela direita da área e o goleiro do Real fez outra defesa incrível.

Logo depois desse lance veio um contra-ataque que se desenhava fatal para a equipe de Madrid. Vinícius Junior arrancou em velocidade e deixou para Kroos que inverteu para Benzema e tentou devolver para o brasileiro, mas Alisson se antecipou e fez a defesa.

Nos minutos que antecederam os acréscimos, o Real Madrid conseguiu segurar mais o ímpeto ofensivo do Liverpool e não sofreu chances reais de perigo até a marca dos 45 minutos.

PUBLICIDADE

Na marca dos 46′, Ceballos recebeu em liberdade no lado esquerdo e acabou tentando um passe para Vinícius Júnior, desperdiçando a chance de marcar o gol do título. Carlo Ancelotti também conseguiu importantes minutos com alterações diversas durante os acréscimos de cinco minutos e a pressão do Liverpool dentro da área acabou não rendendo mais em finalizações. Desta forma, o Real conseguiu a chamada “catorze”.

FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 0-1 REAL MADRID

Data: 28/05/2022, 16:37
Estádio: Stade de France (Paris)

PUBLICIDADE

Gols: 2T 14′ Vinícius Júnior (RMA)

Substituições – Liverpool: Diogo Jota (L.Diaz); Keita (Henderson); R.Firmino (T.Alcântara)

Substituições – Real Madrid: Camavinga (Valverde); Ceballos (Modric); Rodrygo (Vini. Jr)

Liverpool (4-3-3): Alisson; Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Ibrahima Konate, Andrew Robertson; Jordan Henderson, Fabinho, Thiago; Mohamed Salah, Sadio Mane, Luis Diaz.

PUBLICIDADE

Real Madrid (4-3-3): Thibaut Courtois; Dani Carvajal, Eder Militao, David Alaba, Ferland Mendy; Luka Modric, Casemiro, Toni Kroos; Federico Valverde, Karim Benzema, Vinicius Junior.