Home Futebol Rival do Fortaleza na Libertadores, Estudiantes pode ter baixa importante para as oitavas

Rival do Fortaleza na Libertadores, Estudiantes pode ter baixa importante para as oitavas

Gustavo del Prete, um dos principais jogadores da equipe argentina está na mira do América do México e pode deixar o time de La Plata

Caio Rodrigues
Colaborador do Torcedores

Duas histórias de superação colidem nas oitavas de final da Champions. O Estudiantes teve que conviver com graves problemas financeiros e institucionais na última década. Nessa temporada, o time ignorou os problemas extracampo e fez uma campanha quase perfeita na fase de grupos da Libertadores em um grupo dificílimo, que muitos chamavam de “grupo da morte”. Foram 4 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, já com os reservas na última rodada.

PUBLICIDADE

Um dos destaques dessa campanha é o atacante Gustavo del Prete. O atacante destacou-se inicialmente no Montevideo City Torque, do Uruguai, onde anotou 30 gols e 6 assistências em 69 jogos. Atuando na ponta-direita e as vezes como centroavante, tem 112 jogos na carreira e já anotou 43 gols e 14 assistências, média de quase uma participação em gol a cada 2 jogos. Nessa Libertadores, foi apenas 1 gol, o da classificação, de bicicleta, contra o Bragantino em Bragança Paulista.

As boas atuações do atacante argentino chamaram a atenção do América do México, que planeja uma investida pelo jogador. A multa rescisória de Prete é de 5 milhões de dólares, cerca de 23 milhões de reais na cotação atual. O América estuda avançar na negociação pagando a multa.

PUBLICIDADE

O Colombus Crew, dos Estados Unidos, chegou a ofertar 4 milhões de dólares pelo atacante, mas teve a proposta recusada pela diretoria do Estudiantes, que deseja manter o jogador.

Estudiantes vs Fortaleza

Nas oitavas de final da Libertadores, o Estudiantes enfrentará o Fortaleza em 2 jogos. O 1º no Castelão, no dia 29 de junho e o 2º em La Plata, no dia 6 de julho. A equipe cearense reverteu uma situação complicada no difícil grupo F, que contava com River Plate, Colo Colo e Alianza Lima. No jogo final, derrotou os chilenos por 4×3 em Santiago, após bater o Alianza Lima por 2 vezes e conseguir um empate contra o poderoso River Plate. Foram 10 pontos, 3 a menos do que o Estudiantes conquistou no grupo C.

O diretor de futebol do clube cearense está confiante para a eliminatória e garante que o Fortaleza irá competir “de igual para igual”. O Leão do Pici vive um momento instável na temporada, ocupando a lanterna do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, nas outras competições, o time vive um ano de glórias. Além da classificação na Libertadores, também vieram os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense, além da classificação na Copa do Brasil, após eliminar o Vitória da Bahia.