Torcedores – Notícias Esportivas

Roma supera Feyenoord e conquista a primeira UEFA Conference League

Roma conseguiu uma histórica conquista continental e derrotou o Feyenoord na primeira decisão da Conference League

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

Crédito: UEFA

UEFA CONFERENCE LEAGUE 2021/22 – FINAL
RomaROMA1-0FEYENOORDFeyenoord

A primeira decisão da UEFA Conference League foi realizada nesta quarta-feira (25) e a Roma levantou a taça continental após vitória diante do Feyenoord por 1 a 0 em jogo realizado no Air Stadium na Albânia.

No primeiro tempo os italianos ocuparam o campo ofensivo na maior parte do tempo a equipe de José Mourinho teve que procurar os raros espaços que demoraram muito para aparecer diante de uma compacta defensa holandesa.

Aos 17′, Mkhitaryan acabou tendo que deixar o campo por lesão e Sérgio Oliveira entrou pela Roma que acabou ficando sem um fundamental jogador no meio-campo. Apesar disso, os romanistas conseguiram abrir o placar antes do intervalo.

Mancini deslocou um cruzamento perfeito na segunda trave e Trauner errou no movimento ao tentar cabecear a bola. Zaniolo aproveitou para dominar nas costas da marcação para bater na saída do goleiro Bijlow, marcando o gol aos 32 minutos.

Antes do intervalo, Kokcu teve chance de perigo fora da área e Rui Patricio conseguiu defender em dois tempos para evitar qualquer susto. Porém, o goleiro da Roma teve enorme trabalho principalmente no início da etapa complementar pois o Feyenoord cresceu muito ofensivamente.

Logo aos 2′, Kokcu cruzou rasteiro na primeira trave e Mancini quase marcou gol contra mas afastou o perigo até que Til aproveitou o rebote e acertou um meio voleio, parando em grande defesa de Rui Patricio. Na sequência, Aursenes deixou na medida para Malacia na entrada da área o chute buscando o ângulo direito parou em excelente defesa do goleiro português.

Aos poucos a Roma tentava responder e Tammy Abraham teve chance de perigo ao receber levantamento de Karsdorp mas o chute saiu por cima do gol após dividida com Senesi. Depois foi a vez de Bijlow trabalhar para evitar o gol de Veretout em chute na meia-lua após escanteio de Pellegrini pela esquerda.

A conquista quase foi definida para a Roma aos 41′ depois que Veretout chegou na grande área com perigo e deixou na medida para Pellegrini mas a finalização saiu fraca e Bijlow conseguiu defender sem maiores sustos.

Nos acréscimos, o Feyenoord voltou a pressionar ocupando o campo ofensivo e teve uma chance de ouro com Dessers em bola longa vindo de Geetruida no caminho de Linssen, mas o chute na segunda trave acabou saindo e a Roma segurou a vitória até consagrar-se seu primeiro título continental da UEFA.

FICHA TÉCNICA
ROMA 1-0 FEYENOORD

Data: 25/05/2022, 16:00
Estádio: Air Stadium (Albânia)

Gols: 1T 32′ Zaniolo (ROM)

Substituições – Roma: S.Oliveira (Mkhitaryan); Veretout (Zaniolo); Spinazzola (Zalewski); Viña (Karsdorp); Shomurodov (T.Abraham)

Substituições – Feyenoord: Toornstra (G.Til); Linssen (Nelson); Pedersen (Trauner); Walemark (Kokcu); Jananbakahsh (Malacia)

Roma (3-5-2): Rui Patricio; Chris Smalling, Ibanez, Gianluca Mancini; Rick Karsdorp, Bryan Cristante, Henrikh Mkhitaryan, Nicola Zalewski, Lorenzo Pellegrini; Tammy Abraham, Nicolo Zaniolo.

Feyenoord (4-2-3-1):  Justin Bijlow; Lutsharel Geertruida, Gernot Trauner, Marcos Senesi, Tyrell Malacia; Fredrik Aursnes, Orkun Kokcu; Reiss Nelson, Guus Til, Luis Sinisterra; Cyriel Dessers.