Home Futebol Rússia recorre à Corte Arbitral do Esporte para voltar à Champions League

Rússia recorre à Corte Arbitral do Esporte para voltar à Champions League

Rússia não pretende desistir de ter seus quatro representantes na próxima temporada da Champions League após banimento da UEFA

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Os clubes que terminaram nas quatro primeiras posições do Campeonato Russo na temporada 2021/22 anunciaram nas últimas horas que entraram com um recurso na Corte Arbitral do Esporte contra o banimento aplicado pela UEFA para que a Rússia tenha representantes na próxima UEFA Champions League.

PUBLICIDADE

Zenit, Dínamo Moscou, Sochi e CSKA seriam as equipes russas representantes da próxima temporada da Champions em condições normais pois terminaram nas quatro maiores posições da Liga.

Os clubes afirmaram que pediram urgência na análise do caso pois o sorteio da primeira fase das eliminatórias para a Liga dos Campeões está marcado para 14 de junho, daqui a exatamente um mês.

PUBLICIDADE

O novo caso junta-se a licitações legais de equipes e federações russas em uma infinidade de esportes diferentes.

A UEFA baniu clubes russos de suas competições em um pacote de sanções anunciado em 2 de maio, o que também excluiu a seleção feminina da Rússia da Eurocopa deste ano e da classificação para a Copa do Mundo Feminina de 2023.

A seleção masculina foi anteriormente excluída dos playoffs de qualificação para a Copa do Mundo deste ano pela FIFA depois que seus oponentes prometeram boicotar os jogos.

A exclusão dos quatro clubes criaria um efeito de arrastamento para as equipas de toda a Europa no intrincado sistema de entradas de sorteio da UEFA com base nas classificações nacionais na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga da Conferência Europa.

PUBLICIDADE

O lugar do Zenit, vencedor da Premier League russa, na próxima fase de grupos da Liga dos Campeões, irá para o Celtic como campeão da Escócia, de acordo com a lista atualizada de entradas atribuídas pela UEFA.

Veja o comunicado divulgado pelos clubes da Rússia contra a UEFA

“As ações contra os clubes russos são baseadas apenas em sua filiação nacional, contradizem os princípios esportivos e são inerentemente discriminatórias, na medida em que o futebol deixa de ser acessível a todos.”

“Expressamos sinceramente nossa esperança de que a decisão do CAS corresponda aos valores esportivos definidos pela UEFA no âmbito de suas atividades e ao espírito de competição no futebol”.