Home Futebol Ex-seleção da França é condenado a 5 anos de prisão por tentativa de homicídio

Ex-seleção da França é condenado a 5 anos de prisão por tentativa de homicídio

Ex-companheiro de Zidane na seleção da França é condenado a cinco anos de prisão

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

De acordo com notícia divulgada por vários veículos de comunicação da Europa nesta segunda-feira (16), o ex-jogador Tony Vairelles, que fez parte da seleção da França junto com nomes como Thierry Henry e Zinedine Zidane, foi condenado a cinco anos de prisão por tentativa de homicídio.

PUBLICIDADE

Para quem não estava atento à situação complicada que o ex-seleção da França se enfiou, esse caso já tem mais de uma década. No ano de 2011, Tony Vairelles atirou contra seguranças da casa de shows Meurthe-et-Moselle, localizada em Nancy, sua cidade natal.

O jogador se envolveu em um tiroteio com os seguranças do local junto com seus irmãos Giovan, Jimmy e Fabrice, que também receberam condenações do Tribunal Criminal de Nancy. Fabrice, também foi condenado a cinco anos de prisão, enquanto Giovan e Jimmy receberam três. Eles ainda podem recorrer das sentenças.

PUBLICIDADE

Esse fato também marcou o final da carreira de Vairelles, que a essa altura já estava longe do alto nível do futebol jogando no FC Gueugnon, time pequeno da França , porém o ex-atacante de 49 anos teve alguns feitos relevantes no mundo da bola.

PUBLICIDADE

Tony Vairelles chegou a marcar com a camisa da seleção da França

Tony-Mickaël Patrice Yves Vairelles nasceu na cidade de Nancy e deu seus primeiros passos no mundo do futebol nas categorias de base do time de sua cidade, o Nancy-Lorraine, de onde foi vendido ao Lens depois de quatro temporadas envergando a camisa dos Les Chardons.

No Lens, Vairelles viveu o melhor momento de sua carreira que o impulsionou para o futebol de alto nível, pois foi defendendo o Les Sang et Or que o atacante conseguiu se sagrar campeão da Ligue 1 da temporada 97/98 e da Copa da Liga da França em 1999.

Foi nesse período em que ele foi convocado para a seleção da França sub-23, que disputou os jogos olímpicos de 1996 em Atlanta. Os Le Bleus venceram o seu grupo na primeira fase, mas acabaram caindo nas quartas de final para a seleção de Portugal.

Em agosto de 1998, Tony Vairelles teve a sua primeira convocação para a seleção francesa principal de Zinedine Zidane que havia sido campeã do mundo em cima do Brasil em casa alguns meses antes. O jogo foi um amistoso contra a seleção da Áustria. No total, foram oito convocações para a seleção da França com um golzinho anotado. Sua última convocação foi no ano 2000 contra a seleção da Eslovênia.

PUBLICIDADE

Marca histórica, mais títulos e final de carreira

Tony Vairelles entrou para a história como o primeiro jogador de origem cigana a vestir a camisa da seleção da França (seu avô materno era cigano). Continuando sua carreira, o atacante conquistou mais uma Ligue 1 com a camisa do Lyon na temporada 2002/2003, além da Supercopa da França de 2002.

Depois do seu período no Lyon, pode se dizer que o período “alto nível” da carreira de Vairelles chegou ao fim, pois nunca mais conseguiu ser campeão ou ter uma temporada com atuações relevantes. Ele ainda vestiu as camisas de Bordeaux, SC Bastia, Lens, Rennes, Lierse, Tours, CA Bastia, Dudelange e Gueugnon.