Home Futebol Robôs montam seleção da temporada com trio do PSG e deixam jogadores do Real Madrid fora

Robôs montam seleção da temporada com trio do PSG e deixam jogadores do Real Madrid fora

Real Madrid é finalista da Champions League, eliminando o PSG nas oitavas de final

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
PUBLICIDADE

A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço no mundo tecnológico que vivemos. A empresa “WhoScored?”, através de robôs, montou a seleção dos melhores jogadores da temporada 2021/22 do futebol europeu.

Na seleção, a grande surpresa é que não tem nenhum jogador do Real Madrid, campeão espanhol e finalista da Champions League. O Liverpool, outro finalista da Liga dos Campeões, conta, por exemplo, com dois jogadores (Alexander-Arnold e Matip).

Por outro lado, o trio de ataque do PSG, que fizeram uma temporada abaixo do esperado, aparecem na seleção. Superando por exemplo, Benzema, candidato a melhor jogador do mundo.

PUBLICIDADE

Critérios para escolha dos jogadores

A seleção foi montada através de análise de dados das principais competições interclubes da Europa, como por exemplo, número de gols, quantidade de desarmes e eficiência no passe. Então, a inteligência artificial gera uma nota que avalia o desempenho de cada atleta. Tudo feito a partir de robôs, sem nenhuma interferência humana.

Sendo assim, Karim Benzema, por exemplo, ficou com uma nota 7,69. O centroavante que foi eleito o melhor da temporada foi Mbappé, que teve nota 8,04. O polonês Robert Lewandowski, atual melhor do mundo, recebeu 7,89 e também ficou de fora.

Para montar a equipe ideal da temporada, foi considerada a produção de todos os atletas que atuam nas cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Os outros campeonatos não participaram do estudo para evitar injustiças grandes, já que algumas ligas são bem mais fracas que as outras. E quando a análise é feita apenas em cima de números, a dificuldade não é levada em consideração.

Por fim, a grande surpresa ficou por conta do PSG. Muito criticado na temporada, o time de Paris emplacou o seu trio de ataque, com Neymar, Messi e Mbappé. Aliás, o PSG foi o time que mais teve jogadores nessa seleção.

PUBLICIDADE

Neymar, inclusive, foi o único brasileiro a entrar na seleção dos melhores da temporada. Quem mais se aproximou de uma vaga na equipe foi Vinícius Júnior, que ficou com nota 7,56.

Jogadores desconhecidos

A seleção formada por robôs, conta com pelo menos dois jogadores que não são muito badalados e muita gente não conhece, até por atuarem em clubes menos relevantes: o zagueiro alemão Nico Schlotterbeck, do Freiburg, e o meia francês Benjamin Bourigeaud, do Rennes.

Seleção dos melhores da temporada de acordo com a “WhoScored?”

Goleiro – Mike Maignan (FRA, Milan): 6,92

Lateral-direito – Trent Alexander-Arnold (ING, Liverpool): 7,47

PUBLICIDADE

Zagueiro – Nico Schlotterbeck (ALE, Freiburg): 7,39

Zagueiro – Joel Matip (CAM, Liverpool): 7,35

Lateral-esquerdo – João Cancelo (POR, Manchester City): 7,43

Volante – Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique): 7,60

PUBLICIDADE

Meio-campista – Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City): 7,64

Meio-campista – Benjamin Bourigeaud (FRA, Rennes): 7,44

Ponta – Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 7,77

Ponta – Neymar (BRA, Paris Saint-Germain): 7,65

PUBLICIDADE

Centroavante – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 8,04