Home Games Sony nunca pagou pela exclusividade de Metal Gear Solid 4, diz Kojima

Sony nunca pagou pela exclusividade de Metal Gear Solid 4, diz Kojima

Exclusividade do jogo foi uma escolha deliberada de Kojima

Diego Rocha
Colaborador do Torcedores

Metal Gear Solid 4 foi lançado em 12 de junho de 2008 exclusivamente para Playstation 3, e desde então nunca teve um relançamento, se mantendo exclusivo do console até hoje. Por conta disso, muitos pensavam que a Sony havia pago os direitos de exclusividade do jogo, prática comum na indústria para jogos feitos por desenvolvedoras terceiras. Mas parece que a realidade foi outra nesse caso, e Metal Gear Solid 4 é um exclusivo de Playstation 3 porque Hideo Kojima não quis portar o jogo para Xbox 360.

Tal informação foi revelada por Steven L. Kent, autor do livro The Ultimate History of Video Games. Em seu segundo volume, Kent entrevistou Ryan Petton, antigo membro da Kojima Productions.

PUBLICIDADE

Segundo Petton, Sony nunca pagou por nenhuma exclusividade envolvendo Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots. Na verdade, Kojima literalmente escolheu não criar uma versão de Xbox 360 do jogo na época e parece que a Konami concordou com a decisão.


“A crença prevalecente na indústria era de que a Sony deve ter garantido um acordo de exclusividade para o jogo. Isso não é verdade. Se Kojima quisesse portar o jogo para o Xbox 360, seus patrões iriam com certeza aprovar a decisão, mas ele não estava pronto pra isso”, disse Petton.

PUBLICIDADE

Porque Kojima não quis lançar Metal Gear Solid 4 no Xbox 360?

Mas então por qual motivo Kojima não quis lançar Metal Gear Solid 4 no Xbox 360? No momento isso ainda não foi totalmente esclarecido, mas tudo indica que tem a ver com o fato de o jogo ser muito grande para a mídia DVD usada pelo Xbox 360. O que faria que o jogo tivesse que ser lançado em múltiplos discos.
A questão da mídia foi um fator decisivo, já que o jogo é muito grande até mesmo para o Playstation 3, exigindo instalação capítulo a capítulo. A mídia Blu-ray adotada pelo Playstation 3 permitiu a Hideo Kojima armazenar mais dados, sem a necessidade de troca de disco. Fato este que inclusive é comentado em uma chamada de codec entre Snake e Otacon no Ato 4 do jogo, em uma das diversas quebras de quarta parede inseridas no jogo.

Não sabemos se a Konami um dia irá relançar Metal Gear Solid 4 para novas plataformas, mas pelo menos sabemos agora que, caso isso aconteça, há grandes chances de vir também para os consoles da linha Xbox.