Home Futebol Volante ex-Flamengo irá disputar torneio de futebol 7; veja

Volante ex-Flamengo irá disputar torneio de futebol 7; veja

Volante foi revelado pelo Flamengo em 2011 e agora disputará torneio de fut7

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Lembra dele? O volante Muralha, revelado pelo Flamengo, surpreendeu e acertou com o Resenha FC para disputar a Copa do Brasil de futebol 7. A competição que acontece entre os dias 16 e 19 de junho, no Rio de Janeiro, reunirá clubes de todas as regiões do país. O jogador vai se juntar ao elenco do clube piauiense na capital carioca.

PUBLICIDADE

Este será o terceiro jogador ex-Flamengo que vestirá a camisa do Resenha FC. Os outros dois foram Léo Moura e Zé Roberto. Ambos jogaram no clube em 2021.

Muralha, atualmente com 29 anos, foi revelado pelo Flamengo em 2011. O volante fez parte do grupo que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele mesmo ano. Após a conquista, o jogador foi integrado ao elenco profissional do Rubro-Negro, onde permaneceu até 2013, quando foi emprestado para a Portuguesa.

PUBLICIDADE

Depois, foi emprestado para outros clubes como Bragantino e Luverdense, até ser vendido em definitivo para o  Seongnam, da Coréia do Sul, em 2018. Seu último clube havia sido o Al-Qadsiah, da Arábia Saudita.

Pelo Flamengo, Muralha disputou 40 partidas, deu três assistências e não marcou nenhum gol. Muito jovem, o jogador nunca conseguiu se firmar como titular absoluto da equipe.

Agora com Muralha, o Resenha FC buscará seu primeiro título na temporada. No mês passado, o clube foi vice-campeão da Nordeste Cup. Perdeu na final para o SA Recife, nos pênaltis.

Saiba o que é o futebol 7

O futebol 7, também conhecido como futebol society ou fut7, é o que mais se aproximada da pelada que normalmente as pessoas praticam no final de semana. Em uma quadra de grama sintética e chuteira society, as duas equipes contam com sete jogadores, sendo seis de linha e um no gol. A partida tem duração de dois tempos de 25 minutos, com 5 minutos de intervalo. As substituições são ilimitadas podendo o mesmo jogador sair e entrar novamente no mesmo jogo.

PUBLICIDADE

A principal competição internacional de futebol 7 é o Mundialito de Seleções, realizado anualmente. A sua federação é a FIFO7S (Federação Internacional de Football 7 Society). A entidade foi criada em 2004 e tem sua sede na cidade de São Paulo. Os países fundadores foram Brasil e  Paraguai, que contam com o apoio de Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Bélgica, Grécia, Tailândia e Japão.

Fut7 no Brasil

A CBF7 (Confederação Brasileira de Futebol 7), criada a partir da unificação da CBF7S e CF7, é a única entidade responsável autorizada pelo Ministério do Esporte para representação oficial do Brasil na modalidade Futebol Society. Os títulos da seleção brasileira só terão o reconhecimento em território nacional com o aval da CBF7.

Há também outras entidades nacionais na modalidade: CNF7 (Confederação Nacional de Futebol 7), CBSS (Confederação Brasileira de Soccer Society), LNF7S (Liga Nacional de Futebol 7), Liga F7 Brasil, F7B (Futebol 7 Brasil), CF7B (Confederação de Futebol 7 do Brasil) e Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7.

Competições nacionais no Brasil

PUBLICIDADE

Organizadas pela CBF7: Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, Campeonato Brasileiro de Clubes (Brasileirão Fut7), Grand Prix, Liga Fut7, Copa do Brasil e Copa dos Campeões.

Organizadas pela CNF7: Ligas locais, Campeonatos Estaduais, Campeonatos Regionais e Campeonato Brasileiro de Futebol 7.

Organizada pela F7B: Liga Fut7 (tem o apoio da Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7 e chancela da Federação Internacional de Futebol 7)

Organizadas pela LNF7S: Copa do Brasil de Futebol 7 Society e Taça Brasil de Futebol 7 Society

PUBLICIDADE

Organizada pela Liga F7 Brasil: Circuito Brasileiro de F7