Home Esportes Radicais WSL: Jack Robinson é campeão em Margaret River

WSL: Jack Robinson é campeão em Margaret River

Local fez história ao vencer nas ondas onde cresceu

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Depois de dois dias de muitas ondas grandes e cinco rounds disputados entre os homens, Jack Robinson sagrou-se campeão da etapa de Margaret River, na Austrália. Na madrugada de quarta-feira (04), o australiano derrotou o havaíano John John Florence para vencer seu segundo título na elite do surfe.

PUBLICIDADE

Logo no início da final, Robinson pegou uma boa onda e conseguiu manobras fortes, obtendo uma nota 7.00. Mas Florence pegou as três ondas seguintes e assim assumiu a ponta da bateria com 25 minutos restantes. As duas primeiras ficaram na casa dos 5 pontos, mas a melhor delas foi a terceira, um 8.50 que contou com um incrível layback e outras duas rasgadas fortes.

Depois disso, os dois surfistas acabaram pegando ondas que não renderam muitas oportunidades. Com menos de 15 minutos para o fim, Florence conseguiu uma variada série de manobras em uma onda menor, tirando uma nota 7.10. Na onda de trás, Robinson fez um aéreo super alto, levando a praia à loucura e garantindo um 8.07.

PUBLICIDADE

Pouco depois, o australiano realizou duas manobras verticais e com muita força, e com isso tirou sua melhor nota: um 8.17. Com menos de 10 minutos faltando para o final, Robinson assumiu a liderança da bateria e deixou o havaiana precisando de um 7.74. Florence pegou duas ondas nos últimos instantes, mas elas eram pequenas e não deram oportunidade para que ele aplicasse suas manobras potentes ou fizesse grandes aéreos. Assim, ele não conseguiu trocar suas notas e o título ficou com Jack Robinson.

Esta foi a segunda vitória do australiano no circuito mundial. Em 2021, ele havia vencido a etapa do México. Mas essa vem com um gosto mais especial, já ele ganhou na frente da sua família e dos seus amigos, afinal Robinson cresceu nas margens do rio que dá nome ao pico. Ele também foi o primeiro local a vencer esta etapa desde 1999.

Em seu caminho até o troféu, ele derrotou os dois surfistas que estavam tirando as melhores notas e fazendo as melhores somatórias do evento: Ethan Ewing e John John Florence. Além disso, Robinson foi o primeiro surfista a derrotar o havaiano em Margaret River desde que Caio Ibelli o havia eliminado em 2016.

Caminho até o título

Round 1: Jack Robinson 11.47 x Griffin Colapinto 14.07 x Frederico Morais 11,43
Round dos 32: Jack Robinson 14.83 x Lucca Mesinas 5.70
Oitavas de final: Jack Robinson 16.06 x Barron Mamiya 15.93
Quartas de final: Jack Robinson 14.40 x Jordy Smith 11.00
Semifinal: Jack Robinson 16.27 x Ethan Ewing 14.53
Final: Jack Robinson 16.24 x John John Florence 15.60

Os 22 surfistas que conseguiram ficar no topo do ranking agora seguem para a Indonésia. A janela do evento nas poderosas esquerdas de G-Land abre no dia 28 de maio e vai até 6 de junho.