Home Futebol Zico reprova atitude de Paulo Sousa no Flamengo: ‘Sou totalmente contra’

Zico reprova atitude de Paulo Sousa no Flamengo: ‘Sou totalmente contra’

Ídolo do Flamengo, Zico criticou metologia do treinador

Eder Bahúte
Eder Bahúte integra o time do Torcedores.com desde 2016. Na cobertura esportiva, atua como redator e tem como foco principal o futebol brasileiro, internacional e mídia esportiva. Diplomado pela Universidade Paulista, o profissional acumula experiência em radiojornalismo e mídia impressa, além de participação em eventos da Copa do Mundo e Paulistão.

Nos primeiros meses de Paulo Sousa no Flamengo, o torcedor cobrava o fim dos testes e a definição de um time titulara que pudesse ter sequência, assim como havia sido com Jorge Jesus, em 2019. Diferentemente do seu compatriota, o atual treinador segue optando por mudanças em determinadas partidas, muito por conta também do excesso de jogos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante do Athletico, por exemplo, deixou alguns dos principais nomes no banco e deu minutagem para outros. Zico, ídolo do Flamengo, não é adepto ao rodízio, mas sim favorável a continuidade de uma mesma escalação, sendo necessário aqpenas modificações pontuais. Hoje, contra o Altos, pela Copa do Brasil, o português mandará a campo uma equipe reserva.

Assim como o Flamengo, outras equipes sofrem com o calendário apertado, o que prejudica a recuperação plena do atleta de um jogo para outro. São Paulo, Corinthians e Palmeiras também procuram ao máximo rodar seus respectivos elencos, medida esta também que contribui na prevenção de lesões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Eu sempre fui contra negócio de rodízio. É bom na churrascaria. Sou totalmente contra. Como técnico, a mesma coisa. O jogador quer jogar. O que ele deixar de jogar às vezes vai treinar mais que se fosse o jogo. Se vai treinar firme, porque não pode jogar? No jogo é olho no olho. Se machucou, dane-se. Para mim, meu time é esse, e esse que vai jogar. Com Jesus entrava sempre o mesmo time, quando precisava tirava um ou outro. Futebol é conjunto, coletivo. Quanto mais treina junto, mais você joga junto, mais você une”, disse Zico ao jornal O Globo.

“Quando você ganha, tem mais vontade de jogar. Nosso time queria estar em campo todo dia. Estava feliz. O coletivo faz correr menos, estava sempre organizado para atacar e defender, o desgaste é menor. Se está espaçado, cada dia um time, hoje o Rodinei, amanhã o Isla, depois o Matheuzinho. Cada um tem uma característica, uma maneira de ser. Futebol é assim”, completou.

Flamengo na Copa do Brasil

Em Teresina, o Flamengo inicia hoje a sua trajetória na Copa do Brasil. Pela terceira fase, encara o modesto Altos-PI, às 18h (de Brasília), no estádio Albertão. Em razão do desgaste físico, nomes como Arrascaeta, Gabigol, Everton Ribeiro, Thiago Maia, Filipe Luís e Hugo serão poupados para o duelo de Libertadores, na semana seguinte.

PUBLICIDADE
Better Collective