O Palmeiras goleou o Cerro Porteño na noite de ontem (29), por 3 a 0, no Paraguai, e encaminhou a classificação para as quartas de final da Libertadores.
Essa vitória foi um alívio, já que o Verdão vinha de dois tropeços e sem jogar bem. Pela Copa do Brasil, foi dominado e perdeu para o rival São Paulo. No Brasileirão, ficou no 2 a 2 com o Avaí e perdeu a chance de disparar na liderança, em mais uma partida com pouca inspiração.
Como de costuma, a corneta rolou solta e parte da torcida criticou o desempenho Alviverde nestas partidas. Após o jogo contra o Cerro, em entrevista coletiva, Abel Ferreira desabafou em relação a essas críticas e citou um piloto de Fórmula 1.
“Aos que acreditam somente quando ganhamos, aos que só nos criticam, como diz o Hamilton: ‘é preciso mudar a mentalidade’. Os que já estão com isso na veia, nos apoiam sempre. Este jogo começou a ser ganho no jogo com o Avaí. Os jogadores são gente séria, gente de caráter e que entregam tudo o que têm a cada momento. Esses jogadores merecem que acreditem em todos”, desabafou Abel.
Em outro momento da coletiva, Abel comentou novamente as críticas.
“Agradeço também aos torcedores que nos apoiam só nas vitórias. Agradeço também aos que nos criticam. Peço aos nossos torcedores que tenham gratidão aos torcedores que vieram ajudar hoje. É isso que temos o que fazer. Temos que acreditar mesmo. Quando o treinador faz besteiras e os jogadores jogam mal, tem que acreditar, apoiar, pois isso é pertencer à família Palmeiras”.
Sequência da temporada
Após encaminhar a classificação na Libertadores, o Verdão se prepara para encarar o Athletico-PR, no sábado (02), pela 15ª rodada do Brasileirão. Na liderança isolada, o Palmeiras quer abrir mais vantagem para poder poupar jogadores mais pra frente, quando afunilar com a fase final da Libertadores.
No jogo da volta, contra o Cerro, na próxima quarta (06), no Allianz Parque, o Palmeiras pode perder até por 2 gols de diferença que irá avançar para a próxima fase. Como a eliminação é improvável, existe a possibilidade do técnico Abel Ferreira poupar os seus principais jogadores, pensando no confronto contra o São Paulo pela Copa do Brasil, em que o Palmeiras vai precisar vencer por 2 gols de diferença. O jogo está marcado para a semana seguinte, no dia 14.
Se o Palmeiras confirmar a classificação na Libertadores, o Verdão encara o vencedor de Atlético-MG e Emelec. Na partida de ida, o Galo voltou do Equador com um empate. Qualquer vitória simples, em casa, coloca novamente Palmeiras e Atlético frente a frente, assim como foi na semifinal do ano passado.

