Home Futebol Abel Ferreira usou pelo menos um jogador da base nos últimos oito jogos do Palmeiras; veja nomes

Abel Ferreira usou pelo menos um jogador da base nos últimos oito jogos do Palmeiras; veja nomes

Com maratona de jogos e desfalques, Abel Ferreira precisa rodar o elenco do Palmeiras

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Desde a gestão do Paulo Nobre, o Palmeiras resolveu investir mais na base e tem dado resultado. Afinal, o Palmeiras se tornou vitorioso em todas as categorias, resultando finalmente no título da Copinha desse ano.

PUBLICIDADE

Em 2020, o Verdão adotou uma filosofia de não gastar mais com várias contratações, como foi na era do Alexandre Mattos e dar prioridade para as categorias de base. Foi onde surgiu Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Veron, Renan, entre outros.

Esse trabalho inicial foi feito com Luxemburgo, até que Abel Ferreira chegou e deu continuidade. O jogo mais lembrado é o da semifinal da Libertadores de 2020, contra o River Plate, na Argentina, quando Abel montou um meio-campo apenas com garotos (Menino, Patrick e Danilo) e o Alviverde venceu por 3 a 0.

PUBLICIDADE

Na temporada seguinte, alguns garotos perderam espaço, como Patrick e Renan (que inclusive deixaram o clube), Menino e Wesley. Alguns desses inclusive, nem foram inscritos para o Mundial. Além destes, muito torcedor questiona a não utilização de novos garotos, como os campeões da Copinha. Dizem os mais “maldosos” que Abel Ferreira não gosta da base.

Mas, nos últimos oito jogos do Palmeiras, Abel utilizou sempre pelo menos um jogador da base que foi campeão da Copinha. Claro que a data Fifa contribuiu para isso, já que o Palmeiras perdeu cinco jogadores para as seleções. Além disso, o clube sofreu com lesões, como as de Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Piquerez.

Jogadores utilizados da base do Palmeiras

Contra o Bragantino, em que o Palmeiras venceu por 2 a 0, os laterais Garcia e Vanderlan, que venceram a Copinha desse ano, entraram no segundo tempo.

Já no jogo seguinte, contra o Emelec, pela Libertadores, o lateral-esquerdo Vanderlan voltou a ser utilizado por Abel. Nas duas partidas, Piquerez estava machucado.

PUBLICIDADE

Depois, o Verdão venceu o Juventude por 3 a 0 e teve o zagueiro Naves entrando no decorrer da partida. Já foi um preparativo porque logo o Palmeiras perderia Gómez e Kuscevic para as seleções e ficaria com poucas opções para a zaga.

Contra o Deportivo Táchira, na sequência, o técnico Abel Ferreira colocou três campeões da Copinha: o volante Fabinho, o lateral Vanderlan e o atacante Jhonatan.

Depois, na vitória de 1 a 0 contra o Santos, Abel Ferreira colocou novamente Fabinho e Naves para jogar no segundo tempo.

Já na difícil partida contra o Atlético-MG, o Palmeiras teve o volante Pedro Bicalho entrando no decorrer do jogo.

PUBLICIDADE

No jogo seguinte, na goleada em cima do Botafogo, o Verdão terminou a partida com Fabinho em campo.

Por fim, na vitória por 2 a 0 no último domingo contra o Coritiba, Fabinho e Garcia entraram na partida e deram conta do recado.

Nesses últimos oito jogos, quem mais jogou foi Fabinho. Vale ressaltar também que outros jogadores formados na base foram utilizados nessas partidas, como Danilo, Menino, Wesley e Veron, que já vinham sendo utilizados desde 2020. O destaque maior é para quem disputou torneios de base esse ano.

O número de utilizados poderia ser maior, mas Endrick ainda não completou 16 anos e não pode atuar pelo profissional. Se pudesse, certamente ele também já teria sido utilizado.

PUBLICIDADE