Enquanto não demite Antonio Mohamed, o Atlético-MG avalia o mercado e tem um alvo definido para comandar o time no restante da temporada: Renato Gaúcho. Um encontro com o técnico e seu empresário está marcado para esta sexta-feira (17) para o início das conversas.
O Torcedores.com apurou que o nome de Renato Gaúcho tem o respaldo do presidente Sergio Coelho e, principalmente, de Ricardo Guimarães, Renato Salvador, Rubens Menin e Rafael Menin, integrantes do “Grupo 4 R’s”, investidores do clube.
o Atlético-MG, antes de mais nada, deixa no radar também os nomes de Odair Hellmann, do Al Wasl, dos Emirados Árabes e, Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino, para o caso de insucesso na negociação com o ex-técnico de Flamengo e Grêmio.
Renato Gaúcho, por ora, não participou das conversas preliminares. O empresário Gerson Oldemburg, conhecido no meio do futebol como “Gauchinho”, é quem conduz a negociação com Rodrigo Caetano. Contudo, o agente já atualizou o treinador com o que foi conversado com o clube.
O treinador está no Rio de Janeiro desde que foi demitido do Flamengo, no dia 29 de novembro. Renato Gaúcho nunca escondeu o desejo de voltar a trabalhar em clube de ponta que oferecesse estrutura, segurança financeira e elenco competitivo para brigar por títulos.
Nesse meio tempo, Renato Gaúcho recebeu propostas oficiais para comandar Corinthians, Fluminense e Santos. Além disso, foi sondado por equipes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes. Porém, ele recusou as ofertas em todas as oportunidades alegando que desejava descansar ao lado da família.
Enquanto não avança na negociação, o Atlético-MG ainda terá Antonio Mohamed neste domingo (19), contra o Flamengo, às 16h, no Mineirão, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Ele pode ser demitido independentemente do resultado contra o clube carioca.
Quebra de contrato está sendo negociado
O diretor executivo Rodrigo Caetano e o departamento jurídico debateram na Cidade do Galo durante esta quinta-feira a demissão de Antonio Mohamed. O Atlético-MG, agora, tenta encontrar uma forma de dispensar o argentino semimpactar as finanças do clube.
Conforme o Torcedores.com informou em maio, o contrato prevê o pagamento de US$ 2 milhões (R$ 10,1 milhões, pela cotação atual) a El Turco como multa. O “pacotão” inclui também a demissão do estafe que o treinador exigiu levar para o clube.
O contrato do argentino tem multa rescisória igual para ambas as partes. Ou seja, se El Turco receber uma proposta e se o Atlético-MG quiser que ele fique, o clube interessado terá de pagar uma multa e se o Galo dispensar, terá de indenizá-lo.
O empresário Christian Bragarnik já foi informado que a demissão pode ocorrer neste fim de semana. O agente aguarda em Buenos Aires um contato da diretoria para saber se viaja ou não para Belo Horizonte a fim de para tratar do desligamento do treinador. A demissão, agora, é uma questão de tempo.
Atlético-MG projeta contrato de curta duração
O Atlético-MG vai oferecer a Renato Gaúcho um contrato até dezembro com renovação automática em caso de conquista da Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil. O treinador, por sua vez, quer um vínculo até o fim de 2023.
De acordo com informações obtidas pelo Torcedores.com, o salário é maior que que Antonio Mohamed ganha atualmente no Atlético-MG, mas é menor do que Cuca faturou no ano passado na sua passagem pelo clube.
No caso do aditivo de ampliação automática do contrato, ele terá um reajuste compatível que o colocará como um dos técnicos mais bem remunerados do futebol brasileiro. Além disso, a extensão prevê premiações e bonificações por metas e títulos conquistados.
Lição com El Turco
O fraco desempenho de Antonio Mohamed fez o Atlético-MG se fechar para opções do exterior. Por isso, o cenário atual fez a diretoria colocar Renato Gaúcho como principal alvo nesse momento.
Foram colocados na balança a questão financeira, o calendário apertado e o conhecimento sobre o futebol brasileiro. A diretoria entende que um treinador estrangeiro teria dificuldades para se adequar a necessidade de dar uma resposta à curto prazo ao torcedor.
Por isso, nomes como André Villas-Boas, Carlos Carvalhal, Leonardo Jardim, Marcelo Bielsa, Marcelo Gallardo, Paulo Fonseca, Rui Vitória e Sebastián Becacecce foram categoricamente descartados.
Galo se reapresenta e já treina para confronto com o Flamengo. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJFOEZnTjF6SiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

