Home Futebol Após polêmicas, CBF anuncia mudanças na comissão de arbitragem

Após polêmicas, CBF anuncia mudanças na comissão de arbitragem

Depois de fim de semana com polêmicas, CBF anuncia comissão com 18 membros para tentar reduzir pressão sobre árbitros

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A CBF decidiu se mexer depois de mais um fim de semana de polêmicas e reclamações quanto à arbitragem dos jogo do Brasileiro. Nesta quarta-feira (22), a entidade anunciou mudanças entre os membros de sua Comissão de Arbitragem, que ganhou novos integrantes.

PUBLICIDADE

A nova comissão terá 18 membros, a serem liderados por Wilson Luiz Seneme, atual presidente do órgão e Emerson Augusto de Carvalho, o vice. Dos novos componentes, constam Péricles Bassols Cortez e Ricardo Marques Ribeiro, além de outros ex-árbitros.

Tal mudança se dá depois de mais revolta de clubes contra as arbitragens dos jogos do Brasileirão em suas Séries A e B. O episódio mais marcante do final de semana foi o jogo entre Internacional x Botafogo, na qual a equipe liderada por Sávio Pereira Sampaio se envolveu em diversas jogadas controversas e erros. Seneme explicou a razão de tais alterações.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNand2bUh2cSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]&

“Cheguei a estes nomes com o máximo de autonomia. Sei que estou sendo vigiado pelo presidente (Ednaldo Rodrigues), assim como os árbitros têm que saber que estão sendo vigiados por nós. Mas essa liberdade de ação eu não tive nem na Conmebol. Os erros do fim de semana são meus, mas não refletem meu trabalho. Essa é a realidade”, disse o presidente da Comissão segundo o GE.

Também presente ao anúncio dos novos integrantes, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, defendeu as críticas feitas ao trabalho dos árbitros como forma ‘construtiva’ de melhorar o trabalho deles. E afirmou que não existem mais atitudes ‘paternalistas’ em relação à arbitragem.

“Vocês estão aqui pelo trabalho bem sucedido que já fizeram na arbitragem e pela confiança do presidente da Comissão. Eu acredito que a crítica constrói. Quero que se faça cobranças aos árbitros. Não quero paternalismo, isso acabou. Hoje estamos começando mais uma nova fase e confio muito no trabalho do Seneme”, comentou.

PUBLICIDADE

Os outros nomes a fazer parte da nova Comissão de Arbitragem são: Hilton Moutinho Rodrigues, Alício Pena Júnior, Regildênia de Holanda Moura, Giuliano Bozzano, Roberto Perassi, Ítalo Medeiros de Azevedo, Mikael Silva Araújo, Rodrigo Pereira Jóia, Renata Lee, Sandro Brechane, Paulo Roberto da Rocha Camello, Edson Rezende de Oliveira, Tatiana Pacheco Lima Guedes e Nayara Santos Azevedo.