Home Futebol Novo Campeonato Argentino pode prejudicar brasileiros na Libertadores; entenda

Novo Campeonato Argentino pode prejudicar brasileiros na Libertadores; entenda

O regulamento do Campeonato Argentino terá uma atualização que pode ser prejudicial aos times brasileiros

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

O Campeonato Argentino acabou recentemente, mas já teve sua nova edição iniciada neste fim de semana. O Boca Juniors foi o campeão da competição após bater o Tigre por 3 a 0. Nesta temporada, a novidade é um novo calendário, que vai afetar até mesmo os confrontos contra clubes brasileiros.

PUBLICIDADE

Acontece que o campeonato terá uma redução de jogos, o que se comparar com o calendário dos brasileiros que disputam a Libertadores, dá aos argentinos mais tempo de descanso entre um jogo e outro. No jogo de volta entre Boca Juniors e Corinthians, por exemplo, será o 37º jogo Alvinegro neste ano, enquanto para o Boca Juniors, será a 31º partida em 2022.

Outro fator que pode beneficiar os argentinos é o início do campeonato. O Boca Juniors, por exemplo, vai iniciar o Campeonato Argentino usando uma equipe reserva, o que vai proporcionar aos titulares mais descanso para os jogos decisivos da Libertadores. A competição, apesar de 28 clubes, terá apenas 27 rodadas, ou seja, será disputada em turno único. Já a Copa da Argentina, também é realizada em jogo único. Totalmente diferente do futebol brasileiro, onde o Brasileirão e a Copa do Brasil tem jogos de ida e volta.

PUBLICIDADE

LIBERTADORES

Há três anos o título da Copa Libertadores da América vem para o Brasil. Em 2019, o Flamengo; em 2020 e 2021, o Palmeiras foi o campeão. Outro detalhe é que nos dois últimos anos, a competição teve dois brasileiros na grande final. O último título argentino foi em 2018, com o River Plate.

Ainda assim, a Argentina lidera com 25 conquistas de títulos da Libertadores, contra 21 do Brasil. Nesta temporada, seis brasileiros avançaram para as oitavas de final: Athletico Parananese, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras. Enquanto os argentinos também tiveram seis classificados: Boca Juniors, Colón, Estudiantes, River Plate, Talleres e Vélez Sarsfield.

Dois confrontos entre brasileiros e argentinos vão acontecer já nas oitavas de final: O Corinthians encara o Boca Juniors, enquanto o Fortaleza encara o Estudiantes.

Os jogos de ida das oitavas de final da Libertadores estão marcados para acontecer entre os dias 28 e 30 de junho. Os de volta, por sua vez, estão marcados para acontecer no dia 5 e 7 de julho.

PUBLICIDADE

PALMEIRAS ATUAL CAMPEÃO

Na última edição da Libertadores, o Palmeiras precisou da prorrogação para vencer o Flamengo por 2 a 1 e conquistar o bicampeonato. Logo aos 5 minutos da primeira etapa, Raphael Veiga abriu o placar para o Verdão. Aos 27 da segunda etapa, Gabigol empatou o jogo, levando a decisão para a prorrogação, onde brilhou a estrela de Deyverson, que aproveitou falha grotesca de Andreas Pereira para marcar o gol do título Alviverde.