Home Mercado da Bola Atlético-MG: Boca Juniors inclui cláusula para Cristián Pavón não jogar em rivais da Argentina; entenda o caso

Atlético-MG: Boca Juniors inclui cláusula para Cristián Pavón não jogar em rivais da Argentina; entenda o caso

Cristián Pavón chega ao clube indicado pelo técnico Antonio Mohamed. Atacante terá contrato com o Galo por quatro temporadas

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O acordo de desligamento entre Boca Juniors e Cristián Pavón foi assinado nesta quarta-feira (29) em Buenos Aires. O atacante, de 26 anos, deixa o clube argentino sem custos para defender o Atlético-MG. Seu contrato terá duração de quatro temporadas.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o distrato possui cláusula que impede Cristián Pavón de atuar por outro clube argentino. O atacante receberá valores pendentes relativos de 2019 a 2021, em 24 vezes e a partir de janeiro de 2023.

Aos 26 anos, Cristián Pavón assinou pré-contrato em janeiro para defender o Atlético-MG. O acerto com o Galo serviu para aumentar ainda mais seu desgaste com o Boca Juniors. Em janeiro, reclamou publicamente da falta de valorização financeira no clube argentino.

PUBLICIDADE

Logo após ser afastado pela diretoria, Cristián Pavón passou a trabalhar em horários alternativos e sequer foi relacionado pelo técnico Sebastián Battaglia para a pré-temporada do Boca Juniors no Centro de Treinamento Casa Amarilla.

Ainda segundo apurou a reportagem, o acordo para que Cristián Pavón não atue em outro clube argentino consta no acerto entre as partes. Caso deseje retornar ao país, o atacante terá de consultar o Boca Juniors antes de assinar com qualquer outra equipe.

A cláusula “anti-rivais” está fixada em US$ 2,5 milhões (R$ 13 milhões, pela cotação atual) e “proíbe” Cristián Pavón de atuar por rivais diretos do Boca Juniors como Estudiantes, Independiente, River Plate e Vélez Sarsfield.

Cristián Pavón teve sondagens de clubes brasileiros

No começo da temporada, Cristián Pavón chegou a receber sondagens de quatro equipes do futebol brasileiro. O empresário do jogador, Fernando Hidalgo, foi contatado por representantes de Athletico Paranaense, Internacional, Santos e São Paulo.

PUBLICIDADE

A única proposta concreta ao atacante, contudo, veio do Atlético-MG. Ele foi indicado pelo técnico Antonio Mohamed que tentou leva-lo para o Pachuca, do México, em 2021. Pesou, na negociação, a estrutura, o elenco forte e a possibilidade de brigar por títulos neste ano.

Além das sondagens vindas do futebol brasileiro, o atacante também foi procurado pelo Cruz Azul, do México, Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos e, Talleres, da Argentina. No entanto, Cristián Pavón sempre demonstrou interesse em mudar-se para Belo Horizonte.

No último mês, por exemplo, mesmo com pré-contrato firmado com o Galo, Cristián Pavón foi procurado por dois clubes europeus. O atacante foi procurado por Besiktas e Fenerbahçe, ambos da Turquia, que tentaram negociar diretamente com o jogador.

Apesar da negativa do argentino, os clubes turcos ofereceram cifras milionárias e um contrato de cinco temporadas. Entretanto, o jogador fez valer sua palavra e manteve o acordo firmado com o Atlético-MG no começo do ano.

PUBLICIDADE

Entenda a “operação” Cristián Pavón

Cristián Pavón assinou com o Atlético-MG em janeiro de 2022. O jogador entrou em litígio com o Boca Juniors por considerar que seu salário estava defasado. O vínculo com o time argentino acaba nesta quinta-feira (30). Com isso, chegará de graça ao Galo.

A partir do dia seguinte, o argentino passará ter um contrato definitivo com o clube mineiro até dezembro de 2025. O acordo prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada se cumprir metas pré-estabelecidas

O Boca Juniors tinha, inclusive, cláusula disponível para manifestar interesse em renovar com Cristián Pavón, derrubando a ida para Belo Horizonte. O termo aditivo venceu em 31 de dezembro de 2021.

Luan, Keno e mais: melhores gols do Galo contra o Flamengo. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ2VUo5SzNFUSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE