Na tarde deste domingo (19), a partir das 16h00, o Atlético-MG recebe o Flamengo no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em duelo da 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Galo possui os mesmos 18 pontos do Athletico, o quarto colocado e que fecha o pelotão de acesso direto à fase de grupos da Copa Libertadores, mas o time mineiro aparece em oitavo lugar na tabela pelos critérios de desempate.
Do outro lado, o Rubro-Negro ocupa a 11ª posição com três pontos a menos. O líder isolado da competição é o Palmeiras, com 25 pontos ganhos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJrME02SXd6WCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Atlético-MG x Flamengo já aconteceu 121 vezes
A última partida entre as duas equipes aconteceu em fevereiro deste ano na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela decisão da Supercopa do Brasil, e o Atlético-MG sagrou-se campeão do torneio ao vencer nos pênaltis por 8 x 7, após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar.
Já o primeiro confronto entre os dois times aconteceu em Belo Horizonte, em amistoso realizado no dia 16 de junho de 1929 no estádio Presidente Antônio Carlos, onde o Galo atuava como mandante entre 1929 e 1968, e terminou com vitória do clube carioca pelo placar de 3 x 2, com direito a hat-trick de Fragoso, atacante do Flamengo.
Segundo o site “SuperEsportes”, Atlético-MG e Flamengo já estiveram em campo frente a frente em 121 oportunidades nas seguintes competições: Campeonato Brasileiro (72 jogos), Copa do Brasil (quatro), Copa Libertadores da América (três), Torneio do Povo (quatro), Primeira Liga (um) e Supercopa do Brasil (um), além de 36 amistosos.
E o retrospecto se mostra favorável ao Flamengo, que possui 49 vitórias contra 39 triunfos do Atlético-MG, mais 33 duelos que terminaram com igualdade no marcador. O time carioca balançou 176 vezes as redes da equipe alvinegra e sofreu 168 gols, acumulando um saldo positivo de oito tentos.
O marcador mais elástico a favor do Rubro-Negro é de 5 x 1 e aconteceu em dois amistosos, no Maracanã em 1979 e no estádio das Laranjeiras em 1938. Por sua vez, o Atlético-MG aplicou a maior goleada da história do clássico em jogo disputado no estádio Ipatingão, em Minas Gerais, válido pelo Brasileirão de 2004: 6 x 1.
Jogando em Belo Horizonte, o Galo recebeu o Rubro-Negro em 65 confrontos, superando o adversário em 26 oportunidades, mais 21 empates e 18 derrotas.
O Flamengo atuou 44 vezes no Rio de Janeiro contra o Atlético-MG e tem ampla vantagem a seu favor, ao vencer 27 jogos e perder somente nove, mais oito igualdades.
O último tropeço do Atlético-MG em casa diante do Flamengo aconteceu em 2018, por 1 x 0, pelo Brasileirão. Desde então, foram três partidas disputadas na capital mineira até o momento com três vitórias atleticanas.
Pelo Campeonato Brasileiro, os dois clubes mediram forças em 72 jogos e o Galo possui vantagem nessa competição somando 29 vitórias contra 27 derrotas, mais 16 empates.
Brasileirão AO VIVO: SporTV e Premiere transmitem 15 jogos neste fim de semana; veja quais – https://t.co/SQuG5AixQq
— Torcedores.com (@Torcedorescom) June 17, 2022

