O Botafogo ainda não conseguirá se livrar tão cedo do peso das dívidas e processos trabalhistas contra o clube. Agora, um grupo de ex-funcionários está entrando na Justiça para cobrar o Alvinegro quanto a um acordo feito entre 2020 e 2021 quanto de suas demissões.
De acordo com o GE, 50 ações estão sendo movidas por ex-contratados do Glorioso, cujo grupo totaliza 96 pessoas. São todos processos individuais e cobram parcelas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e de verbas de rescisão que deveriam ter sido pagas pelo clube quando da demissão destes, acontecida durante o período mais forte da pandemia da Covid-19. Nem todos entraram com processos e a expectativa é de que isto aconteça em breve.
Os processos são movidos pelos funcionários ao clube enquanto associação civil, pelo fato de que as dívidas terem sido contraídas antes de que o clube constituísse SAF. Dentre os vários que estão grupo de funcionários demitidos e que podem reclamar na Justiça está o ex-jogador Sebastião Leônidas. Ídolo do clube nos anos 60 e 70, onde foi jogador e também técnico do Fogão, ele também foi um dos vários demitidos e que fizeram parte do acordo.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJxTXhHYW5USSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Leônidas trabalhava junto à base botafoguense na observação de atletas. Segundo informações, a ação movida pelo ex-jogador é de R$ 670 mil em dívidas e existe desde abril. O Botafogo vem tentando um acordo com seu ex-atleta, de 84 anos, e uma audiência de conciliação está marcada para julho.
As dívidas haviam sido parceladas no acordo feito com os ex-funcionários. mas os pagamentos pararam de ser feitos em 2022. O grupo tenta evitar que esta dívida faça parte do Regime de Centralização de Execuções (RCE) ao qual o Glorioso entrou para ordenar o pagamento de débitos de ordem trabalhista. Outros ex-empregados do clube tem processado a SAF, o que poderia ir contra a lei do clube-empresa, que não delega a estas entidades o compromisso de pagar por obrigações da associação civil antes de sua formação.
Mais uma experiência dos meus sócios @Camisa7Botafogo ✅🔥 Viva a #GlóriaDeSerCamisa7
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/SfCwMPFZPG
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 10, 2022

