A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou a alteração da escala de arbitragem do clássico Choque-Rei entre São Paulo x Palmeira,s que será disputado nesta segunda-feira (20), no Morumbi, em jogo válido pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileirão.
O árbitro escalado para ficar responsável pelo VAR no clássico era Rafael Traci, envolvido nas polêmicas de arbitragem de Internacional x Botafogo, disputado no domingo (19), no Beira-Rio, ao sugerir a marcação de um pênalti a favor do time da casa nos minutos iniciais da partida sob a alegação de mão na bola dentro da área. A penalidade ainda ocasionou a expulsão do zagueiro do alvinegro carioca.
— A Comissão de Arbitragem comunicou, nesta segunda-feira (20), a alteração da designação de VAR e AVAR da partida entre São Paulo e Palmeiras, pela 13ª rodada do Brasileirão Assaí 2022. A alteração se dá em razão dos árbitros designados anteriormente, Rafael Traci e Helton Nunes, estarem sob avaliação do seu desempenho técnico — diz a nota da CBF, que informou também sobre os substitutos:
— Como existe tempo hábil para nova designação, o VAR substituto será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e o AVAR será Vitor Carmona Metestaine — completa a entidade.
INT x BOT / SP x SEP
Rafael Traci precisa agir quando necessário, hoje foi espectador. pic.twitter.com/zP8ZdKbyEZ
— Éder A. (@edersep) June 20, 2022
O árbitro de campo para São Paulo x Palmeiras segue sendo Anderson Daronco (RS-Fifa), com os assistentes Rafael da Silva Alves (RS-Fifa) e Michael Stanislau (RS).
VAR ‘marca’ pênalti inexistente a favor do Internacional:
Em uma rodada marcada por lances polêmicos envolvendo a atuação da arbitragem, o pênalti marcado a favor do Internacional contra o Botafogo foi o que mais causou revolta e repercussão. No lance, a bola resvala no braço do zagueiro Phillipe Sampaio, mas em um movimento natural do corpo e depois de bater inicialmente na barriga do defensor.
– Ele tá com um braço até numa posição esperada, a bola bate na barriga, bate no braço, mas ele não teve movimento adicional. Quando a bola bate no corpo, o jogador está com o braço muito aberto e depois bate no braço, pode ser marcado. Mas para mim o já está numa posição normal, ela bate no corpo e vai no braço, para mim não foi pênalti – avaliou o comentarista de arbitragem e ex-árbitro PC Oliveira, da Globo, durante a transmissão da partida.
Árbitro deu pênalti pro Inter e expulsou o Philippe Sampaio nesse lance. VAR recomendou… não foi nada!
VAR Fail ❌
— VAR Check Brazil Ⓜ️ (@VAR_Brazil) June 19, 2022
Vale destacar ainda que, inicialmente, o árbitro de campo, Sávio Pereira Sampaio, não havia marcado a penalidade, mas voltou atrás em sua decisão após a recomendação de Rafael Traci no VAR.
Após a marcação do pênalti contra o Botafogo, o empresário norte-americano John Textor, dono do clube de General Severiano, criticou a atuação do árbitro Savio Pereira Sampaio no lance.
— Vergonhoso… Temos que limpar o futebol brasileiro. Savio Pereira Sampaio você deve renunciar pelo bem do nosso jogo – disparou.
Depois da vitória de virada sobre o Internacional por 3 a 2, o Botafogo também emitiu uma nota detonando a atuação da equipe de arbitragem.
— Inacreditável, vergonhosa e absurda a atuação da arbitragem no Beira-Rio. Tornou a competitividade do jogo desleal com apenas 3 minutos. Pior: com auxílio de imagens. Isto não é futebol. É escandaloso e caso de investigação. Apenas não deixamos o campo pois o Botafogo respeita as regras do jogo. Exigimos, no entanto, o mesmo respeito de quem diz zelar pelas regras. Temos um time honrado que, apesar de tudo, foi valente e buscou o resultado.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzR1BWZ0hLbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

