O Botafogo superou as polêmicas de arbitragem e venceu o Internacional de virada por 3 a 2 em pleno Beira-Rio, no Rio Grande do Sul, após ficar com um jogador a menos desde antes os cinco minutos do primeiro e ver o colorado abrir uma vantagem de 2 a 0 no placar. Mas o lance do pênalti marcado a favor do time gaúcho logo no início da partida foi o que mais causou revolta e gerou repercussão.
O pênalti a favor do Internacional aconteceu logo aos cinco minutos. Inicialmente árbitro Savio Pereira Sampaio não marcou a infração, mas voltou atrás na decisão após ser chamado pelo árbitro de vídeo (VAR) Rafael Traci para revisar o lance. Além da penalidade, o juiz expulsou o zagueiro Philipe Sampaio.
Para Paulo César Oliveira, comentarista de arbitragem da Central do Apito na Globo, a marcação do pênalti foi equivocada porque, além de ter batido na barriga antes de resvalar no braço do defensor, “não teve movimento adicional” do zagueiro botafoguense que justificasse a penalidade.
– Ele tá com um braço até numa posição esperada, a bola bate na barriga, bate no braço, mas ele não teve movimento adicional. Quando a bola bate no corpo, o jogador está com o braço muito aberto e depois bate no braço, pode ser marcado. Mas para mim o já está numa posição normal, ela bate no corpo e vai no braço, para mim não foi pênalti – avaliou o ex-árbitro Paulo César Oliveira.
Veja o lance a favor do Internacional:
Árbitro deu pênalti pro Inter e expulsou o Philippe Sampaio nesse lance. VAR recomendou… não foi nada!
VAR Fail ❌
— VAR Check Brazil Ⓜ️ (@VAR_Brazil) June 19, 2022
John Textor detona arbitragem contra o Botafogo:
Logo após a marcação do pênalti contra o Botafogo, o empresário norte-americano John Textor, dono do clube de General Severiano, criticou o árbitro Savio Pereira Sampaio pelo lance.
— Vergonhoso… Temos que limpar o futebol brasileiro. Savio Pereira Sampaio você deve renunciar pelo bem do nosso jogo – disparou.
Shameful… We must clean up Brazil football. Savio Pereira Sampaio you must resign for the good of our game.
— John Textor ★彡 🦅 (@JohnTextor) June 19, 2022
O clube também usou as redes sociais para se manifestar contra a atuação da equipe de arbitragem da partida contra o Internacional, apesar da vitória, e falou em “caso de investigação”.
— Inacreditável, vergonhosa e absurda a atuação da arbitragem no Beira-Rio. Tornou a competitividade do jogo desleal com apenas 3 minutos. Pior: com auxílio de imagens. Isto não é futebol. É escandaloso e caso de investigação. Apenas não deixamos o campo pois o Botafogo respeita as regras do jogo. Exigimos, no entanto, o mesmo respeito de quem diz zelar pelas regras. Temos um time honrado que, apesar de tudo, foi valente e buscou o resultado.

