O Grêmio teve um início de Brasileirão muito ruim, o clube, com um elenco muito mais caro, vinha sofrendo para pontuar e sequer estava próximo do G-4 da competição. No entanto, depois de 40 dias, a situação mudou completamente.
O Tricolor está há 40 jogos sem saber o que é perder na Série B. São nove rodadas de invencibilidade, com seis empates e três vitórias. A sequência positiva colocou o time gaúcho na quarta colocação do campeonato e se aproximando perigosamente do terceiro colocado, o Bahia, adversário na próxima partida.
Caso o Grêmio vença os Baianos, empatará em número de pontos e estará mais perto de Vasco e Cruzeiro, segundo e primeiro colocados.
Geromel “sacode” Bitello em jogo do Grêmio
Na partida contra o Londrina, um acontecimento curioso ocorreu em campo. Em uma jogada de desatenção, em que o jovem volante gremista achou que o árbitro tinha marcado uma falta e pegou a bola na mão, o zagueiro Pedro Geromel se aproximou, sacudiu o garoto enquanto gritava.
Logo em seguida o veterano cumprimentou o adversário, mas o momento foi um exemplo do ambiente conturbado e nervoso que ainda existe dentro do vestiário gremista.
Nas redes sociais, a torcida gremista comemorou o ato e apoio o zagueiro. Eles veem não somente Bitello, mas uma grande parte dos atletas do Tricolor “desligados” em campo.
Técnico e dirigentes falaram após a vitória
Após o jogo, o polêmico e criticado vice-presidente de futebol do Tricolor, Denis Abrahão, comentou sobre a vitória:
“Está mais leve o ambiente. Diria que temos de ter consciência de que caímos para a Segunda Divisão e foi dolorido para todos. Ninguém aceita isso, mas dói. E essa dor fica, fica essa ferida e o tempo conserta. Mas demanda tempo”.- Comentou o dirigente.
Outro que também falou sobre a importância da vitória do Grêmio foi o técnico Roger Machado:
“Continuamos com os pés no chão. Não vamos subir em junho. Mas a confiança de estar no G4 eleva a moral do grupo. As vitórias sem sofrer gol elevam a moral do grupo. Por mais que a gente busque não absorver o que vem de fora, o efeito positivo gera uma atmosfera positiva para a gente. Não vamos subir em julho, falei isso aos atletas. Cruzeiro e Vasco venceram vários jogos por 1 a 0 e descolaram. O cenário de projeção não muda, mas sem dúvida alguma gera otimismo”.- Comentou o comandante gremista.
“A partir desse momento, estamos fechando quatro meses (à frente do Grêmio), né? Depois que os princípios básicos coletivos estão estruturados, você pode mexer na estrutura tática da equipe que os jogadores se adaptam. Com linha de cinco, a preocupação era fechar corredor lateral. Coberturas dentro de área, dinâmicas de movimentações são parecidas”.- Completou o técnico, que aos poucos consegue “respirar” mais tranquilamente como comandante do Tricolor.

