Para o Borussia Dortmund, não é estranha a situação de os melhores jogadores da equipe deixarem o Signal Iduna Park durante uma janela de transferências. Foi assim com Lewandowski, Dembélé, Gundogan, Sancho, Aubameyang, Pulisic, Gotze, Kagawa, só para citar os principais. A última vítima do mercado de transferências foi Haaland, que rumou para o Manchester City.
No entanto, além da saída do craque norueguês, outra saída acontecerá e essa será mais dolorosa ainda. Trata-se de Michael Zorc, que assumiu o comando técnico do Borussia para enfim consolidar o time alemão entre a elite de seu país. O dirigente e ex-jogador deixará a diretoria do clube e será substituido por Sebastian Kehl, também ex-atleta do time.
“Não podemos competir com os ‘grandes’. Se fosse a Fórmula 1, eles pilotam uma Ferrari e nós um Mustang. Temos que ser criativos”. Confessou o atleta na época de sua chegada, ainda no final dos anos 90.
Borussia Dortmund procura substituto para Haaland
Ainda sobre a questão Haaland, outro dirigente importante do clube, Hans-Joaquim Watske, deu uma entrevista falando sobre a procura:
“Jogamos por 113 anos e por desses 111 sem Erling. Depois que Lewandowski saiu, veio Aubameyang, depois Haaland, e agora vamos encontrar um grande substituto para ele”. – Afirmou Watzke.
O favorito para assumir a função de Haaland é Sébastian Haller, que deve desembarcar para ser a referência. O Borussia Dortmund deverá pagar 31 milhões de euros pelo atacante que jogou pelo Ajax na temporada passada.
Haller marcou 34 gols em 43 jogos pelo Ajax na última temporada. Além disso, marcou 11 gols em seus primeiros oito jogos pela Uefa Champions League, algo inédito na história da competição.
Outro que chegou ao Borussia Dortmund é o atacante Karim Adeyemi, de 20 anos. O atacante jogou pelo RB Salzburg na última temporada e marcou 23 gols. A transferências custará ao time alemão 30 milhões de euros.
Dortmund já fez outras contratações na janela
Além dos dois atacantes, quem já foi confirmado pelo Borussia são os zagueiros Niklas Süle, de 26 anos, que deixou o Bayern de Munique ao encerramento do contrato e se mudou para Dortmund. E o zagueiro Schlotterbeck, um dos atletas mais promissores da Alemanha. Na transferência dele, foram pagos 20 milhões de euros para o Freiburg.
Outros que reforçarão o elenco são Salih Özcan, que veio do Colônia (5 milhões) e os goleiros Lokta do Hertha Berlim e Meyer, do Jahn Regensburg.
Os jogadores chegam para substituir atletas importantes que deixaram o Dortmund nessa janela de transferências, como Witsel, Zagadou, Hitz, Bürki e Schmelzer, que anunciou a aposentadoria aos 34 anos.
Com a necessidade de ser criativo para ter sucesso e competir com os gigantes, o Borussia Dortmund deverá procurar outros jovens no mercado, para quem sabe repetir o sucesso de 2012/13, quando foi vice-campeão da Champions League.

