Home Extracampo CBF e clubes se manifestam sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+; veja

CBF e clubes se manifestam sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+; veja

Clubes do Brasileirão Série A publicaram mensagens nas redes sociais para celebrar o dia do orgulho LGBTQIA+

Fernando Cesarotti
Jornalista.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os principais clubes do futebol brasileiro publicaram nesta terça-feira, mensagens referentes ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado todos os anos no dia 28 de junho.

PUBLICIDADE

As postagens no Twitter destacaram a necessidade de aceitação e respeito à identidade sexual e de gênero de cada pessoa, além do combate ao preconceito dentro dos estádios e no ambiente esportivo.

O Cruzeiro fez uma ação especial e publicou um vídeo que conta a história de uma torcedora transexual, Michelle. O clube também realçou a data através de outras postagens, o que incluiu as falas dos jogadores.

Na última semana, o Vasco comemorou o mês da diversidade com fumaça nas cores do arco-íris em São Januário. Desta vez, o Cruzmaltino se limitou a uma postagem discreta, onde mostrou os cantos de sua torcida e uma bandeira nas cores do movimento LGBTQIA+.

Enfático em suas redes sociais, o Santos destacou a mensagem: “Errado é o seu preconceito”.

Em Porto Alegre, o Grêmio lembrou a histórica torcida Coligay, que foi fundada por gremistas em 1970. Esta, que é a primeira torcida LGBTQIA+ da história do futebol, quebrou paradigmas em uma sociedade conservadora.

Veja postagens de outros clubes a respeito do tema:

Orgulho em outros esportes

Fora do Futebol, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também destacou a data. A entidade quebrou normas ao incluir uma mulher transexual na liga feminina, Tifanny Abreu que defendeu o time de Bauru.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) também fez uma postagem exaltando a igualdade de direitos.

PUBLICIDADE

.Clique aqui para saber mais sobre o mundo do futebol