Foi da canhota de Mohamed Salah que saíram algumas das principais jogadas do Liverpool na última temporada europeia. E mesmo com o vice na Champions League, novamente para o Real Madrid, o egípcio admite que o saldo do último ano é positivo e sonha com a Bola de Ouro, dada ao melhor do mundo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwMzJCNG9rVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
As declarações sem meias palavras foram dadas ao jornal L’Équipe, da França, neste final de semana. Ele estava concentrado com a seleção do Egito para a disputa das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2023. No entanto, com uma lesão identificada, teve as suas férias antecipadas.
Sétimo lugar ‘chocou’ o astro
Dentre os assuntos abordados na entrevista, o craque falou sobre a sua reação ao saber da sua 7ª colocação na última edição da Bola de Ouro. Segundo ele, a expectativa era de uma melhor posição na lista que teve o argentino Lionel Messi em primeiro, seguido de Lewandowski, do Bayern de Munique, e Jorginho, do Chelsea.
“Fiquei em choque com o meu lugar no ranking. E, neste ano, a derrota para o Real Madrid [na final da Champions] é uma desvantagem, ainda que eu tenha tido um bom jogo”, lamentou Salah. De todo modo, a estrela dos Reds não se deixou abalar e continua otimista com a chance de ser eleito o melhor do mundo.
A principal inspiração do jogador nesta empreitada em busca do lugar mais alto do prêmio é o liberiano George Weah, dono da única Bola de Ouro da África até hoje. Tamanha foi a sua influência no país que hoje ele ocupa o cargo de presidente, eleito com 61,5% dos votos em 2017.
Decepção na Champions League
Como em 2018, Salah viu o seu Liverpool terminar com o vice da Champions League após perder para o Real Madrid. Mesmo assim, ele entende que as conquistas da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, além da disputa acirrada com o Manchester City na Premier League, podem lhe ajudar na briga.
“[A derrota na Champions] não cancela tudo o que eu consegui por meses. Vamos esperar a votação. E se eu não estiver na Bola de Ouro em 2022, farei de tudo para estar na próxima”. O atacante teve envolvimento em 47 gols pelos Reds em 51 partidas disputadas na última temporada — foram 31 gols e 16 assistências.
Salah protagonista
Em termos de premiação individual, Salah não saiu de mãos abanando em 2022. Na Premier League, liderou na artilharia e nos passes para gols, foi eleito o melhor jogador do Liverpool no ano e o melhor da Inglaterra em 2021/2022. Essa última votação foi feita pelos próprios atletas que atuam no país.

