Home Futebol Clássico dos Clássicos em Pernambuco: Náutico e Sport empatam nos Aflitos

Clássico dos Clássicos em Pernambuco: Náutico e Sport empatam nos Aflitos

Em partida pelo Brasileirão da série B, o Leão da Ilha abriu o placar, mas viu o Timbu empatar no segundo tempo

Anderson Carlos Meira Rodrigues
Colaborador do Torcedores

Náutico x Sport

Neste sábado (18) tivemos o Clássico dos Clássicos em Pernambuco. Náutico e Sport se enfrentarão no confronto que até então tinha objetivos opostos. De um lado o Sport lutando para continuar no G4 e de outro o Náutico tentando fugir da zona do rebaixamento. Assim, as equipes entraram em campo no Eládio de Barros Carvalho, o Estádio dos Aflitos.

PUBLICIDADE

O placar de empate não saiu vantajoso para nenhuma das equipes. Contudo, demonstrou as fragilidades de dois times gigantes do futebol pernambucano.

Náutico e Sport sem o VAR

Algo que surpreendeu na partida foi a ausência do VAR. Isso aconteceu porque problemas técnicos deixaram os artifícios do árbitro de vídeo limitados. Assim, a comissão de arbitragem do jogo preferiu não utilizar o recurso.

PUBLICIDADE

A escalação do Sport não surpreendeu, porém o Náutico veio com três zagueiros

O Sport não surpreendeu na escalação inicial. Dal Pozzo, treinador do Sport, utilizou o mesmo time do último jogo. Portanto, a escalação dos titulares rubro negro demonstrava a aposta no entrosamento do time. Já Roberto Fernandes não trouxe grandes surpresas na escalação inicial do Náutico. No entanto, ficou claro que o objetivo inicial do treinador alvirrubro era deixar o time mais compacto na marcação. Por isso a escolha de três zagueiros possibilitou que o timbu tivesse cinco jogadores no meio campo.

Primeiro tempo de Náutico e Sport: o início

O início de jogo começou equilibrado. Náutico e Sport se equilibraram no meio de campo, o qual poucas chances surgiram nos primeiros minutos. Aliás os primeiros dez minutos não demonstrou nenhuma jogada de perigo. No entanto, apesar do equilíbrio era visível certa superioridade do Náutico. Os atacantes do Sport estavam muito bem marcados, além de uma boa superioridade no confronto do meio de campo.

Nesse sentido, aos 14 minutos surgiu a primeira grande oportunidade do jogo. Kieza chutou de fora da área. A bola tirou tinta da trave de Mailson. Após erro da defesa do Náutico aos 15 minutos, o Sport roubou a bola e em um trabalho de movimentação quase chegou ao gol. Na ocasião, Jaderson recebeu uma bola dentro da área e chutou muito mau. Após essas chances o jogo continuava sem chances e caminhando para um 0x0.

Primeiro tempo: Náutico mais organizado, mas o Sport com mais perigo

Mesmo o Náutico mais organizado taticamente, o time alvirrubro não conseguia criar oportunidades. Ao tempo que o time do Leão começou acertar suas principais jogadas, sendo mais perigoso após dos 30 minutos. Assim, aos 31 minutos, após falta cobrada com lançamento para área de Luciano Juba houve um desvio e a bola bateu na trave. Em seguida, a bola sobrou para Kaike que abriu o placar. Festa do time do Sport que resolveu cumprimentar o treinador Dall Pozzo. Pós o gol o Sport começou jogar com mais calma criando algumas outras oportunidades.

PUBLICIDADE
Crédito: https://twitter.com/sportrecife

Assim se encerrou o primeiro tempo: o Leão vencendo por um gol de diferença e com mais confiança para o segundo tempo.

Segundo tempo: uma continuidade do final do primeiro

O treinador rubro negro voltou com Naressi no lugar de Bruno Matias. Já o Náutico continuou apostando na mesma equipe. Com essa aposta, os timbus continuou com a mesma postura do final do primeiro tempo: um time sem muitas possibilidades e sem uma grande força ofensiva.

Inegavelmente o Sport voltou disposto a deixar o jogo cada vez mais frio. Para isso, a defesa leonina criou uma verdadeira parede na entrada da área. Como também, não fazia muito esforço em roubar a bola no campo de ataque. Tal estratégia teve êxito durante quase metade do segundo tempo. Em suma, os primeiros vinte minutos da etapa complementar teve o Sport dominando as ações do jogo, mas sem muita disposição de atacar. Além de um Náutico com pouca organização no ataque e tentando com chutes de fora da área igualar o placar.

Aos 15 minutos da segunda etapa Roberto Fernandes tentou mudar as coisas. Através de três substituições desfez o esquema com três zagueiros e apostou com um time mais fluído. Enquanto o Sport respondeu a essas mudanças tentando reforçar o esquema que já estava sendo utilizado. Aos 18 minutos Thiago Lopes entrou na equipe leonina no lugar de Jaderson. Pode-se afirmar que as substituições só mantiveram um jogo que parecia já definido. Até quase 30 minutos da etapa final apenas chutes de fora da área.

PUBLICIDADE

Segundo tempo: vários chutes de fora da área até que um conseguiu entrar

Mas aquilo que parecia já definido acabou não se concretizando. Depois de alguns chutes de fora da área, principalmente com Jean Carlos, aos 29 minutos, Richard Franco tenta mais uma de longe e a bola caprichosamente entra no canto do gol de Mailson. O Náutico igualou o placar, mesmo sem ter formado grandes chances.

Após o gol o Náutico foi na base da animação e da transpiração. Ambas as equipes não mostravam domínio. Embora aos 41 e 47 minutos o Sport teve com Thiago Lopes as duas melhores chances do jogo. O empate na metade do segundo tempo premiou o esforço da equipe alvirrubra que possuiu pouca qualidade. Como também, demonstrou mais uma vez ao Sport a necessidade de qualificar o ataque.

Escalações:

Náutico: Lucas Perri; Victor Ferraz, Carlão, Bruno Bispo e João Paulo (Junior Tavares); Ralph (Geuvânio), Rhaldney (Tássio), Richard Franco e Jean Carlos; Kieza (Amarildo) e Pedro Vitor (Niltinho). Treinador: Roberto Fernandes.

PUBLICIDADE

Sport: Mailson; Ezequiel, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, Bruno Matias (Naressi) e Luciano Juba; Jaderson (Thiago Lopes), Giovani (Bill) e Kayke (Búfalo). Treinador: Gilmar Dal Pozzo.