Da última decada para cá, Flamengo e Athletico Paranaense voltaram a ser protagonistas no cenário nacional e internacional: o Rubro-Negro carioca ganhando o Brasileirão e a Libertadores e o Furacão conquistando a Copa do Brasil e a Sul-Americana. A boa fase das equipes, aliás, tem rendido comparações.
Durante o programa ‘Seleção’, do SporTV, que analisa jogos de futebol, lances e as imagens das melhores jogadas, o comentarista Lédio Carmona fez uma relação entre os clubes e, dada as devidas proporções, sinalizou o grande momento vivido pelo Athletico e criticou a imprensa no tratamento com os paranaenses.
“A imprensa não vê o Athletico com a dimensão que deveria. Me incluo. Terça, preferi ver outro jogo do que Athletico x Libertad. Se o jogo fosse ontem, veríamos Tolima x Flamengo. Deveríamos olhar o Athletico com mais protagonismo”, analisou.
“A imprensa não vê o Athletico com a dimensão que deveria. Me incluo. Terça, preferi ver outro jogo do que Athletico x Libertad. Se o jogo fosse ontem, veríamos Tolima x Flamengo. Deveríamos olhar o Athletico com mais protagonismo.”
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) June 30, 2022
🎙 Lédio Carmona, no SporTV.
📸 José Tramontin pic.twitter.com/IFMd5cob57
A reflexão feita por Lédio Carmona não é para menos. O Athletico Paranaense conquistou nos últimos quatro anos dois títulos relevantes: uma Copa Sul-Americana (2018), uma Copa do Brasil (2019). Na temporada passada, o time foi finalista da Copa do Brasil, mas perdeu para o Atlético-MG, que se sagrou campeão.
Apesar das taças levantadas nas últimas décadas, o Furacão ainda briga para figurar entre os maiores do país na imprensa. Isso porque, até os anos 2000, o clube não havia conquistado nenhum título nacional: a equipe conquistou o Campeonato Brasileiro de 2001.
Desde então, o clube paranaense vem tentando com uma política de austeridade e finanças controladas crescer no cenário nacional. Nesta temporada, o time tem brigado em três grandes competições: Campeonato Brasileiro (terceiro lugar), Libertadores (ganhou o primeiro duelo das oitavas) e Copa do Brasil (ganhou o primeiro jogo das oitavas).
Flamengo e Athletico Paranaense
Apesar das mesmas cores, o Furacão e o Rubro-Negro carioca possuem poucas semelhanças no contexto histórico. Recentemente, aliás, foi criado um contexto de rivalidade entre as equipes, que se enfrentaram na final da Copa do Brasil de 2013. Naquela ocasião, o time da Gávea se sagrou campeão.

