Quando se trata de transmissões esportivas a rede Globo é a emissora que logo vem na cabeça dos telespectadores, mas nos últimos anos a ‘briga’ pelas transmissões vem sendo acirrada. Tanto é que a emissora carioca perdeu alguns campeonatos importantes e agora pode perder a Copa do Brasil.
Principal vencedora da negociação pelos direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana, a ESPN, canal de esportes do grupo Disney na TV ‘fechada’, vai entrar agora na briga com a Globo por eventos do futebol brasileiro. A empresa já manifestou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) interesse em um pacote da Copa do Brasil para o ano de 2023. Segundo informou o site Notícias da TV.
O atual pacote de transmissão na qual a Globo paga cerca de R$ 350 milhões por ano, se encerra em 2022 e a ESPN vê como oportunidade para entrar no cenário do futebol nacional, já que não tem direito de transmissão do Brasileirão, que é da Globo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJyZERmeUtDcSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira abaixo outras competições que a Globo ‘brigou’ para transmitir
Brasileirão
Nos últimos anos, a briga pela transmissão da Série A do Brasileirão foi intensa. A Globo seguiu soberana nas transmissões, mas teve um certo incomodo com o grupo Turner (Esporte Interativo), que acabou fechando com algumas equipes de peso da competição (Palmeiras, Santos, Athletico Paranaense, Bahia, Fortaleza, Coritiba e Ceará)
Copa do Mundo
Após uma crise com a Fifa e perda de receita com a pandemia do coronavírus, a TV Globo acabou perdendo a exclusividade da Copa do Mundo em plataformas digitais.
A entidade máxima do futebol conversou também com players de redes sociais e plataformas de streaming para oferecer o novo pacote destinado à exibição na internet. YouTube, Facebook e TikTok também foram procurados.
Champions League
A Globo nunca deu grande ‘bola’ para a Champions, mas em alguns anos chegava a transmitir a final da competição, porém, acabou perdendo os direitos para o SBT em 2021. A emissora de Silvio Santos continuará com a maior competições de clubes do planeta até o ano de 2024.
Libertadores
Recentemente, outra competição que a Globo teve que brigar para conseguir recuperar a transmissão foi a Copa Libertadores da América, que nos últimos três anos foi transmitida no SBT. A principal competição da América voltará a tela da emissora carioca em 2023.
Copa América
Tradicionalmente, jogos da Seleção Brasileira era na tela da Globo, porém, a Copa América de 2021 foi para o SBT também.
Mundial de Clubes
Após quase duas décadas de transmissão do torneio, a TV Globo perdeu o Mundial de Clubes de 2022 para a TV Bandeirantes, que na final entre Palmeiras x Chelsea registrou uma incrível audiência, onde o pico atingiu cerca de 34.1 pontos no Kantar em São Paulo. Melhor marca do século para a emissora paulista.

