Na última sexta (3), o Cruzeiro jogou fora de casa e superou o Operário-PR pelo placar de 2 x 1, em jogo da décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com mais uma vitória (a oitava consecutiva, sendo sete pela Série B e uma pela Copa do Brasil), a equipe celeste se isolou ainda mais na liderança da competição, chegando aos 25 pontos, seis a mais que o vice-líder Bahia.
Além de se distanciar no topo da tabela, o time treinado pelo uruguaio Paulo Pezzolano alcançou uma marca histórica ao cravar 11 pontos acima do quinto colocado na tabela, no caso o Grêmio, o primeiro clube fora do G4, que é o grupo de classificação para a Série A.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6YVJSRGtWNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Antes, a maior diferença de pontos do primeiro para o quinto colocado nas dez rodadas iniciais havia sido registrada no Brasileirão Série B de 2008, quando o então líder Corinthians anotou nove pontos a mais que o Vila Nova, a primeira equipe fora do pelotão de acesso.
Retorno do Cruzeiro à elite
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), após dez rodadas disputadas na Série B deste ano, o Cruzeiro possui, neste momento, 89,9% de chances de retorno à divisão de elite do futebol brasileiro.
Para Domingos Sávio Baião, analista de números da rádio Itatiaia, o clube mineiro precisa de mais 37 dos 84 pontos ainda a serem disputados para conquistar o acesso depois de três temporadas longe da Série A.
Somando oito triunfos, um empate e uma derrota, a Raposa apresenta 83% de aproveitamento na competição, um rendimento 20% superior ao do Bahia, o segundo colocado, e quase o dobro do Grêmio, que aparece em quinto lugar.
Estatísticamente, com a larga vantagem de pontos adquirida até o momento em relação ao quinto colocado na tabela, isso significa que, mesmo com três derrotas nas próximas três rodadas, ainda assim o time celeste continuará dentro do G4.
Buscando a nona vitória consecutiva na temporada, o Cruzeiro volta a campo na próxima quarta (8) contra o CRB, às 19h00, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo que compõe a 11ª rodada do Brasileirão Série B.
Maior artilheiro da seleção brasileira: quantos gols Neymar precisa para passar Pelé? – https://t.co/2snvaNjmoD
— Torcedores.com (@Torcedorescom) June 6, 2022

