Home Futebol Deputado e ex-nadador olímpico desabafa e pede que atletas se envolvam mais com a política

Deputado e ex-nadador olímpico desabafa e pede que atletas se envolvam mais com a política

Parlamentar criticou a postura de esportistas por cobrarem muito e se inteirarem pouco sobre as pautas de interesse deles

Alexandre Magnani
Repórter do Torcedores.com l Twitter: @MagnaniBR
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (8), enquanto presidia a Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) fez um desabafo sobre os atletas não participarem ativamente da política. O parlamentar, que também foi nadador profissional, disputou as Olimpíadas de Sydney em 2000 e os jogos Pan-Americanos de 2003.

Em sua fala, Lima cobrou que os esportivas se inteirem mais sobre os temas que irão impactá-los. Além disso, o ex-atleta afirmou que a categoria deveria ser mais agradecida.

“Sou muito transparente em tudo que faço e abri meu coração sobre a não participação dos atletas em momentos e decisões que envolvem política e esporte.

PUBLICIDADE

Há cerca de dois meses eu fui relator da Lei de Incentivo ao Esporte, que aumentou o limite de dedução fiscal de 1 para 2%. Essa lei era de 2007, portanto, 15 anos sem ser aprovada ou seriamente debatida. E após a aprovação, e até mesmo durante o processo e toda a articulação para entrar em pauta, eu conto nos dedos os atletas que entraram em contato comigo para oferecer apoio ou agradecer.

Infelizmente, muitos atletas não se envolvem com a política e não colaboram na construção de políticas públicas desportivas do seu próprio esporte. Sabem pedir pra caramba, mas na hora de colaborar, de se juntar para lutar pela causa, são poucos os que realmente se mostram dispostos”, declarou o parlamentar nas redes sociais.

A Câmara dos Deputados possui apenas dois ex-atletas que já disputaram uma Olimpíada. Além do deputado fluminense, o ex-goleiro do Grêmio Danrlei também já defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos – em 1996. Lima é o único representante do Rio de Janeiro que já participou de eventos esportivos dessa magnitude na Casa e vem coordenando os assuntos sobre tal evento na Comissão do Esporte.