Home Futebol Determinação da Fifa pode garantir reforço ao Atlético-MG em 2023

Determinação da Fifa pode garantir reforço ao Atlético-MG em 2023

Direção do Atlético já não contava com o jogador para a temporada seguinte; decisão da FIFA pode mudar os planos do clube mineiro

Eder Bahúte
Eder Bahúte integra o time do Torcedores.com desde 2016. Na cobertura esportiva, atua como redator e tem como foco principal o futebol brasileiro, internacional e mídia esportiva. Diplomado pela Universidade Paulista, o profissional acumula experiência em radiojornalismo e mídia impressa, além de participação em eventos da Copa do Mundo e Paulistão.

O clima hostil Rússia e Ucrânia segue causando impactos no futebol. Nesta terça, a FIFA determinou que jogadores e treinadores estrangeiros que trabalham em ambos os países poderão suspender seus respectivos contratos até junho de 2023. De longe, o Atlético acompanha o desenrolar, já que isso afeta diretamente um dos seus jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É o caso do zagueiro Junior Alonso, que pertence ao Krasnodar, da Rússia, e está emprestado ao Atlético até dezembro de 2022. A princípio, o jogador sequer estaria nos planos do Galo para a temporada seguinte, conforme já adiantado recentemente.

Com o comunicado da FIFA, fica a dúvida se Alonso ficará ou não no Atlético até a metade do próximo ano. “O conselho decidiu estender as regras de emprego temporário estabelecidas no Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores (RSTP) com o objetivo de ajudar efetivamente jogadores, clubes e treinadores afetados pela guerra na Ucrânia”, escreveu a entidade máxima do futebol mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ela ainda relata que os clubes dos países envolvidos na guerra terão até o dia 30 deste mês para chegar a um acordo com seus atletas e treinadores estrangeiros.

Ainda de acordo com o documento divulgado pela Fifa, os clubes dos dois países envolvidos na guerra têm até 30 de junho deste ano para chegar a um acordo com atletas e treinadores. Caso não aconteça, os contratos de trabalho serão suspensos.

Diretor do Atlético responde

Em contato com o Superesportes, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano falou sobre a possibilidade de ter Alonso por um período maior. O dirigente, apesar da vontade, mantém cautela ao tratar do tema.

PUBLICIDADE

“Nós só conseguimos trazer o Alonso de volta porque negociamos com o Krasnodar. Se tiver alguma chance, claro que vamos tentar, mas não foi e não será por imposição de determinação da Fifa, pois senão teriam emprestado a outro clube do Mundo. Ele (Alonso) não está com contrato suspenso com eles (Krasnodar)”, disse o dirigente, completando.

“Neste momento, não muda nada na situação do Alonso”, concluiu.

Um dos principais destaques do Galo, em 2021, Junior Alonso foi comprado pelo Krasnodar, em janeiro. A transferência rendeu cerca de R$ 47 milhões aos cofres alvinegros. Ele, porém, não chegou a estrear oficialmente pelo clube russo.

Jemerson está de volta

Depois de acertar a saída de Godín, o Atlético agiu rápido no mercado da bola e fechou a contratação de Jemerson, zagueiro de 29 anos. O defensor estava sem clube desde que deixou o Metz, da França. Antes do anúncio, o Galo chegou a postar um enigma que rapidamente foi desvendado pelos atleticanos.

PUBLICIDADE

No Brasil, Jemerson defendeu Atlético e Corinthians. No entanto, é pelo clube mineiro que possui grande identificação. Com a camisa alvinegra, foram quatro títulos: Copa Libertadores (2013), Recopa Sul-Americana (2014), Copa do Brasil (2014) e Campeonato Mineiro (2015). Ao todo, são 100 jogos pelo time profissional do Galo.

Foco na Copa do Brasil

O Atlético inicia hoje a preparação para o confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida diante do Flamengo acontece na quarta, às 21h30 (de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Na reapresentação, Nacho Fernández concedeu entrevista coletiva.

Sobre o novo encontro com o Flamengo, Nacho pede para o time manter a mesma postura de ontem. O meio-campista, porém, lamentou ainda a lesão de Jair, que fraturou dois ossos da mão esquerda e passará por uma cirurgia. A tendência é que seja desfalque.

“Vai ser um jogo muito parecido. Obviamente, nós possivelmente não teremos Jair, que está lesionado. Não sei se Flamengo fará alguma mudança, mas temos que pensar em nosso trabalho, repetir a atuação de ontem e isso nos dará tranquilidade. É uma vitória que nos dará muita confiança”, projeta.

PUBLICIDADE
Better Collective