Livre no mercado após o fim do contrato com a Lazio, o experiente volante Lucas Leiva, de 35 anos, tem sido especulado para retornar ao futebol brasileiro e constantemente é apontado em alguma equipe do cenário nacional. Entre os clubes que estariam de olho na contratação do jogador estão Atlético-MG, Botafogo e Grêmio, equipe que revelou o meio-campista em 2005. Outro time que apareceu como possível destino do atleta nos últimos dias foi o São Paulo.
Em seu canal no YouTube, o jornalista André Hernan revelou a resposta que recebeu de dois dirigentes do São Paulo, quando questionou sobre a possibilidade do Tricolor do Morumbi apostar na contratação de Lucas Leiva para o segundo semestre da temporada de 2022 – lembrando que a janela de transferências reabre em 18 de julho.
— Consultei dois grandes diretores do São Paulo, duas pessoas muito importantes, que me disseram o seguinte: ‘esquece, chance zero de ter o Lucas Leiva no São Paulo’. Não é um jogador que hoje está nos planos do Tricolor paulista e não é um jogador que se encaixa no perfil. Lembrando que o meio-campo do São Paulo hoje é só com a molecada: Pablo Maia, que está recuperando a confiança, tem o Luan, que está recuperando a questão física, o Rodrigo Nestor, que hoje é o dono do meio-campo, e o Rodrigo Sara, que está se recuperando de uma lesão. Ou seja, jogadores com uma média de idade um pouco mais baixa. Então, me garantiram que o São Paulo não tem interesse em contratar o Lucas Leiva — contou Hernan.
Qual Lucas (Leiva ou Moura) o São Paulo tem real interesse? E mais: Palmeiras vai ter que lidar com assédio forte da Europa por Giovanni. Da play aí https://t.co/F9F9eHO0Fi
— André Hernan (@andrehernan) June 7, 2022
Lucas Leiva admite contato do Grêmio:
Em entrevista ao jornalista Duda Garbi no Youtube, Lucas Leiva admitiu que já teve um primeiro contato com a diretoria do Grêmio, mas deixou claro que ainda não havia recebido nenhuma proposta oficial para voltar ao clube gaúcho.
— Eu vou ser sincero, o Grêmio me chamou. Conversei com o Dênis, falamos uma vez, nada além disso, só falei do que eu pensava e nada mais. Nada de oferta, não teve nada, foi uma conversa, dentro dessa conversa ficou por ali. Hoje, foi basicamente isso — disse o volante, que afirmou que segue acompanhando o clube:
— Tenho visto. O Grêmio teve um início difícil, perdeu alguns pontos em casa. A Série B é isso. Está tudo muito no começo. O Grêmio tem um bom time, com bons jogadores, jovens com bastante potencial. Agora com a volta do Kannemann, contra o Vasco, já foi melhor. Por mais que seja um momento complicado, o Grêmio sempre foi vitorioso quando teve essa união com a torcida. Tem que deixar os problemas de lado e acreditar que vai dar certo — completou.
De acordo com o jornalista Eduardo Gabardo, do site ‘GaúchaZH’, a ideia da diretoria do Grêmio é desembolsar um salário de cerca de R$ 250 mil mensais até o final do ano, além de bônus em caso de acesso do clube para a Série A, e um novo salário, com aumento, a partir de 2023.
O vice-presidente de futebol do Grêmio, Denis Abrahão, confirmou que o clube mantém conversas com Lucas Leiva e que o jogador demonstrou intenção de retornar ao tricolor.
— Nós estamos conversando há algum tempo. Uma conversa inicial. Foi colocado por ele a intenção de voltar para o Grêmio. O Grêmio também demonstra vontade de que ele retorne ao clube desde que se adapte às condições financeiras que compactuamos com os demais profissionais. Nossa realidade é completamente diferente do passado e assim que estamos conduzindo o clube. […] Estamos namorando, na fase de pegar na mão — declarou sobre a negociação.
Revelado pelo Grêmio em 2005, Lucas Leiva disputou 77 jogos e marcou oito gols pelo clube antes de se transferir para o Liverpool, da Inglaterra, por 10 milhões de euros. Nos Reds, o volante disputou 346 partidas e anotou sete gols. Já na Itália, onde defendia a Lazio desde a temporada 2017/2018, o atleta disputou 198 jogos e marcou quatro gols.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI0MmFDU2xCeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

