Home Tênis Djokovic comenta sobre ser barrado do US Open e polemiza: “Você pode entender o porquê”

Djokovic comenta sobre ser barrado do US Open e polemiza: “Você pode entender o porquê”

Tenista sérvio está proibido de entrar nos EUA e competir por não estar vacinado e reclama de regra do governo americano

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Djokovic está envolvido em uma polêmica sem fim: Onde ele poderá atuar sem estar vacinado? O tenista já ficou de fora de diversos torneios na temporada, entre eles Indian Wells, Miami e Aberto da Austrália.

PUBLICIDADE

Com as proibições, o sérvio não pôde competir e perdeu a primeira posição no ranking da ATP. Agora corre o risco de em breve até mesmo sair do Top 10.

A mais nova polêmica em que Novak Djokovic está envolvido é o US Open. O último Grand Slam da temporada ocorre em Nova Iorque, em solo americano. E nenhum estrangeiro não vacinado tem a permissão de entrar em solo americano. Essa é a lei.

PUBLICIDADE

Em uma entrevista para o Tennis Majors, o sérvio comentou sobre a sua situação e sua temporada atípica:

“Neste momento, quem não está vacinado não pode entrar nos Estados Unidos. Ouvi dizer que algumas pessoas fugiram e entraram, pessoas que não são ‘famosas’, mas eu nem pensaria em ir lá se eles não são permitidos. Algumas pessoas pensam que eu cometi esse erro na Austrália, mas foi exatamente o contrário. Na verdade, eu tive uma isenção médica, etc., mas não quero falar sobre isso novamente. Uma coisa é: se me falarem que não posso ir, eu não vou. Eu nunca me colocaria nessa situação: mesmo que conseguisse acessar, eles me veriam jogando na TV e iriam me deter imediatamente!” – Comentou o ex-número 1 do mundo.

Novak Djokovic tem o apoio de Tennys Sandgren, um dos poucos não vacinados

Djokovic citou o apoio de Tennys Sandgren, um dos poucos não vacinados dentro do circuito de tênis. O jogador, por ser americano, poderá participar normalmente dos torneio do país, mesmo sem ter a vacina em dia. O motivo é que a proibição ocorre na entrada de estrangeiros no território americano, e não nos torneios em si.

Djokovic então falou na mesma entrevista sobre seu contato com Tennys Sandgren e a decisão do governo americano:

PUBLICIDADE

“Falando sério, esses dias eu pude falar com Tennys Sandgren. Eu queria agradecê-lo pelo apoio público que ele me deu com toda essa questão. O que ele disse faz todo o sentido no mundo: se jogadores não vacinados não forem admitidos para jogar o US Open, esse deveria ser o caso de todos. Não vejo nenhuma lógica científica no fato de Tennys poder jogar porque ele é cidadão americano e eu não. Se eu tivesse um passaporte americano ou um green card eu poderia jogar. Talvez haja uma lógica política por trás de tudo isso, mas eu prefiro não entrar nisso, você pode entender o porquê”. – Polemizou o tenista Djokovic.

Sérvio perderá pontos no ranking

Com a ausência confirmada no último Grand Slam da temporada, Djokovic perderá mais 1200 pontos no ranking da ATP. A decisão do sérvio de não se vacinar está cobrando um preço mais alto a cada semana da temporada de tênis.

Lembrando que o sérvio perdeu 2000 pontos no início do ano quando não pode participar do Aberto da Austrália e outros 2000 em Wimbledon. O Grand Slam inglês nessa temporada não valerá pontos para o ranking devido à decisão de banir tenistas russos e bielorrussos.