Confira as equipes que menos precisam de toques na bola para marcar na Série A
Brasileirão Série A desse ano começou bem equilibrado e com algumas surpresas
Rubens Cheri/sãopaulofc.net
O Brasileirão é sempre um dos campeonatos mais equilibrados do mundo, sendo bastante imprevisível e com quase todo ano surpreendendo, seja na briga pelo título ou no zona do rebaixamento.
Nesse ano, em oito rodadas, da pra ver algumas surpresas, como por exemplo, Corinthians, São Paulo e Coritiba. Três times que não eram favoritos para estar no topo da tabela, mas estão entre os cinco primeiros, atrás apenas dos favoritos Palmeiras e Atlético-MG.
Mas, alguns fatores podem explicar essas boas campanhas. Uma delas, é o quanto esses times são ‘letais’. O São Paulo, por exemplo, é o time que precisa de menos toques na bola para marcar um gol. São 357 toques em média. Em segundo, vem o líder do campeonato, Palmeiras. Em terceiro e quarto, vem o Coritiba e o Corinthians, respectivamente, segundo dados do portal “SofaScore”.
Ainda segundo o site especializado em estatística do futebol, Fortaleza e Atlético-GO são os dois times que mais encontram dificuldades para marcar gols. Não atoa, ambos estão na zona do rebaixamento. O Fortaleza, lanterna do campeonato, precisa tocar, em média, 1.192 vezes na bola para marcar um gol. Já o Atlético-GO, são 833 toques na bola até balançar a rede.
Um fato curioso é que o Flamengo, que nos tempos de glória com Jorge Jesus, sempre foi considerado um time muito objetivo, de poucos toques e muitos gols. Até agora, nesse Brasileirão, está entre as piores equipes nesse quesito.
O Fla aparece apenas na 14ª posição, com 576 toques em média, até fazer um gol. Para ter uma ideia de comparação, o clube carioca precisa de mais toques que o Juventude, que está na penúltima colocação do campeonato, com apenas uma vitória. Mas, o ataque do Mengão está mesmo encontrando dificuldades. No Brasileirão, até agora, em oito rodadas, foram apenas nove gols. Número baixo para uma equipe candidata ao título.
Veja abaixo os números de todos os times
Times que menos precisam de toques para marcar gol no Brasileirão Série A de 2022:
- São Paulo: 357 toques
- Palmeiras: 382 toques
- Coritiba: 398 toques
- Corinthians: 439 toques
- Santos: 445 toques
- Atlético-MG: 462 toques
- Botafogo: 475 toques
- Red Bull Bragantino: 477 toques
- Goiás: 481 toques
- América-MG: 499 toques
- Ceará: 530 toques
- Avaí: 568 toques
- Juventude: 569 toques
- Flamengo: 576 toques
- Internacional: 625 toques
- Fluminense: 658 toques
- Cuiabá: 711 toques
- Athletico-PR: 733 toques
- Atlético-GO: 833 toques
- Fortaleza: 1.192 toques
Próxima rodada do Brasileirão tem liderança em jogo
No próximo domingo (05), às 16h, o líder Palmeiras encara o segundo colocado, Atlético-MG, no Allianz Parque. As duas equipes estão empatadas com 15 pontos, mas o Palmeiras tem vantagem no saldo de gols. Quem ganhar, termina a rodada na liderança. Em caso de empate, o Corinthians precisa vencer o Atlético-GO para terminar a rodada em primeiro. Mas, caso o Corinthians não vença, quem pode assumir a liderança em caso de vitória é o Coritiba, que encara o Ceará, no sábado (04).

