Home Games Estúdio de Pokémon Go cancela projetos e demite mais de 80 funcionários

Estúdio de Pokémon Go cancela projetos e demite mais de 80 funcionários

Projetos cancelados incluíam um jogo de Transformers anunciado em 2021

Diego Rocha
Colaborador do Torcedores

A Niantic, estúdio responsável principalmente pelo jogo Pokémon Go, está tendo dificuldades em encontrar seu próximo grande jogo. E novas informações revelam que o estúdio cancelou diversos projetos e demitiu membros da equipe para “reduzir e agilizar” as operações.

A empresa, com sede em São Francisco, eliminou cerca de 85 a 90 empregos diretos e cancelou quatro jogos em desenvolvimento, incluindo um jogo de Transformers anunciado em 2021 chamado Heavy Metal, de acordo com uma postagem do Bloomberg de hoje cedo.

PUBLICIDADE
Gameplay do beta de Transformers: Heavy Metal

Niantic enfrenta um momento turbulento, de acordo com o CEO da empresa

O site Bloomberg reportou que um email foi enviado pelo CEO da Niantic, John Hanke, para a equipe, dizendo que a empresa “estava enfrentando um momento turbulento economicamente” e que após cortar custos, a Niantic ainda precisaria “diminuir ainda mais nossas operações para melhor nos posicionar para as tempestades econômicas futuras”

Os outros três jogos cancelados incluíam nomes como Blue Sky e Snowball, além de um jogo chamado Hamlet, que seria uma colaboração do estúdio com uma companhia de teatro chamada PunchDrunk.

PUBLICIDADE

A Niantic teve um grande sucesso em 2016 com o lançamento de Pokémon Go, mas desde então, não conseguiu replicar esse sucesso em nenhum outro título. Em 2019 o estúdio lançou Harry Potter: Wizards Unite, que nunca conseguiu uma base de jogadores expressiva e foi descontinuado no começo desse ano. O estúdio ainda lançou jogos baseados em Pikmin e Catan, que também fracassaram.

O site Kotaku entrou em contato com um representante da Niantic que confirmou as informações a respeito das demissões, além de reforçar que o suporte a Pokémon Go continuará.

“Decidimos recentemente interromper a produção de alguns projetos e reduzir a nossa força de trabalho em cerca de 80% para focarmos em nossas prioridades chave,” disse a Niantic. “Estamos gratos pela contribuição daqueles que estão deixando a Niantic, e estaremos aqui para apoiá-los nessa transição difícil.”

O estúdio também disse a Kotaku que essa mudança irá ajudar a Niantic a focar em “novas experiências” e que “continuará investindo no futuro da Realidade Aumentada”.

PUBLICIDADE

Particularmente, não vejo como uma redução de 80% da equipe trará algum tipo de crescimento para a empresa, geralmente é o contrário. Sabe-se lá até quando Pokémon Go será o suficiente para pagar as contas da Niantic, mas demissões em massa nunca é um bom sinal.