Ex-técnico do São Paulo é oferecido ao Ceará; diretoria avalia
Com Marquinhos Santos e Enderson Moreira cotados para substituir Dorival Júnior, clube estuda nome de Juan Carlos Osorio
Divulgação/ São Paulo
Desde a tarde da última quinta-feira (9), quando Dorival Júnior pediu demissão ao presidente Robinson de Castro para assumir o lugar de Paulo Sousa no Flamengo, diversos nomes têm sido oferecidos no Ceará.
O Torcedores.com apurou os técnicos Abel Braga, Fábio Carille, Odair Hellmann e Sylvinho foram contatados nas últimas horas. Porém, eles foram riscados da lista pelo dirigente alvinegro por não terem interesse em trabalhar nesse momento no futebol brasileiro.
Os mais cotados para substituir Dorival Júnior até começo da tarde deste sábado (11) são Marquinhos Santos e Enderson Moreira. O primeiro está sem clube desde que foi demitido do América-MG, em abril. Já o segundo não trabalha desde fevereiro quando deixou o Botafogo.
Marquinhos Santos é bem avaliado internamente pela diretoria alvinegra. Com poucos recursos financeiros, o treinador formou um elenco competitivo, faz um Campeonato Brasileiro consistente e levou o América-MG para a Copa Libertadores da América de 2022.
Enderson Moreira, por sua vez, livrou o Ceará do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2019. Na temporada seguinte, trocou o time em meio à disputa do Estadual para comandar o Cruzeiro. Desde então, passou a ser ‘persona non grata’ pelo torcedor.
Para acalmar os ânimos dos alvinegros, Robinson de Castro avalia a possibilidade de contratar um treinador estrangeiro. Entretanto, a desvalorização do Real impede uma manobra mais audaciosa do clube no mercado da bola.
Ceará avalia ex-técnico do São Paulo
Conforme o Torcedores.com noticiou na última sexta-feira (10), a diretoria recebeu indicações de três treinadores de fora do país: Gabriel Heinze, Martín Palermo e Miguel Ángel Ramírez. No entanto, mais um nome chegou ao clube nas últimas horas: Juan Carlos Osorio.
Aos 61 anos, o colombiano iniciou carreira no Manchester City, da Inglaterra. Em junho de 2001, foi contratado para ser primeiro assistente do técnico Kevin Keegan. Desde então, trabalhou em clubes da Colômbia, Estados Unidos, México e Brasil.
Aliás, a passagem de Juan Carlos Osorio pelo futebol brasileiro merece um capítulo à parte. Contratado pelo São Paulo em 2015, ele ficou apenas quatro meses à frente do time tricolor. Nesse ínterim, foram 28 jogos, 12 vitórias, 7 empates, 9 derrotas e 51% de aproveitamento.
Apesar dos bons números comandando o Tricolor do Morumbi, ele pediu demissão pelo sonho de ir à uma Copa do Mundo. Logo após deixar o clube, Juan Carlos Osório comandou a seleção do México no Mundial da Rússia, em 2018.
Com o treinador, a seleção mexicana foi até as oitavas de final, tendo sido eliminada pelo Brasil, superando a Alemanha, então campeã mundial, na fase de grupos. Apesar disso, a Federação Mexicana de Futebol não demonstrou interesse em mantê-lo no cargo.
Juan Carlos Osorio encerrou sua trajetória com o melhor aproveitamento à frente do time nacional nos últimos 32 anos. Ao todo, foram 52 partidas, 33 vitórias, 9 empates e 10 derrotas. Logo após deixar o México, teve breve passagem pela seleção paraguaia.
Posteriormente, comandou o Atlético Nacional e o América de Cali, ambos da Colômbia. Recentemente, teve seu nome oferecido por um intermediário a clubes como Athletico Parananense, Botafogo e Santos. Porém, os clubes não demonstraram interesse em contrata-lo.
Nova #NaçãoAlvinegra 2022: Ceará lança terceiro uniforme para temporada. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ5THJ1OVdtWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

