Identificado como gremista já há algum tempo, o jornalista Chico Garcia contou uma inusitada história envolvendo o técnico Renato Portaluppi durante entrevista concedida ao também jornalista Duda Garbi, no YouTube. Tudo começou quando Chico escreveu uma coluna em rede social chamando o então treinador do Grêmio de “farsante”.
Só que a crítica, segundo Chico, era positiva. No texto, o jornalista passava a ideia de que Renato aparentava ser o cara que só gosta de praia, que não se prepara ou estuda, mas que fazia tudo isso sim. Depois, o treinador ligou para o comunicador:
“Uma vez eu fiz uma coluna no Facebook dizendo que o Renato era farsante. Quando começou aquela polêmica que ele só gostava de praia, que não queria estudar… que ele mesmo fomentava esse personagem. Mas eu dizia no texto que era óbvio que ele estudava, que se preparava e dei exemplos de times interessantes que ele montou. Como aquele Grêmio de 2013 que foi vice. Todos os trabalhos deles no Grêmio foram bons. Em 2010 tirou do rebaixamento e levou pra Libertadores. Com alguém que não entende de futebol vai fazer todo esse tipo de trabalho?”, disse Chico, antes de acrescentar:
“Aí um dia o assessor do Grêmio da época me liga. ‘Chico, tem alguém aqui querendo falar contigo’. Eu nem sabia que minha coluna chegaria no Renato. Aí ele pega o telefone e fala: ‘Fala Chico, aqui é o farsante’. E ele me disse: ‘Tu acertou na mosca, qualquer coisa aqui fala com o Sombra (apelido do assessor)’. Desliguei o telefone e falei: ‘C…, o Renato me ligou'”.
Renato, em sua última passagem pelo Grêmio, ficou de 2016 a 2021 e faturou títulos do porte de Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Ele não trabalhou no futebol em 2022 e segue sem clube desde que saiu do Flamengo.

