Home Futebol Fernandinho aumenta a lista: 13 jogadores do Brasileirão Série A estavam na Copa do Mundo de 2018

Fernandinho aumenta a lista: 13 jogadores do Brasileirão Série A estavam na Copa do Mundo de 2018

Volante foi anunciado pelo Athletico nesta segunda. Confira a relação dos atletas da Série A que disputaram o último Mundial

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Depois de nove anos de uma passagem consagrada pelo Manchester City, Fernandinho está de volta ao futebol brasileiro. O Athletico repatria a cria de sua base, de onde saiu em 2005 para ganhar o mundo. De lá para cá, foram duas Copas. Entre elas, a última. O volante se junta a outros 12 atletas que estiveram na Rússia em 2018, que disputam o Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE

Tite levou para o Mundial de 2018 o goleiro Cássio e o lateral-direito Fagner, que até hoje estão no Corinthians. Da mesma forma, o zagueiro Geromel serviu à seleção como atleta do Grêmio, onde ainda segue. Contudo, não entra na contagem dos 13, pelo tricolor gaúcho estar no Brasileirão Série B. O trio foi quem representou os clubes brasileiros na relação daquela Copa do Mundo. Entretanto, somente Fagner entrou em campo na competição.

Os demais brasileiros

Os demais vieram para o Brasil tempos depois. O zagueiro Miranda estava na Inte de Milão, onde foi titular. O defensor voltou para o São Paulo no ano passado e atualmente é reserva do tricolor paulista. Já o lateral-esquerdo Filipe Luís viria para o Flamengo no ano seguinte, logo após oito temporadas pelo Atlético de Madrid. Atuou em duas partidas em 2018.

PUBLICIDADE

O corintiano Paulinho estava no Barcelona na ocasião da Copa. Titular em todas os jogos, retornou ao Timão em dezembro. Contudo, se recupera de lesão no ligamento do joelho esquerdo. Renato Augusto e William foram outros que voltaram a vestir a camisa do Corinthians. O primeiro estava no Beijing Guoan (China), bem como o segundo atuava no Chelsea. Ambos regressaram no ano passado para São Paulo. Renato era reserva, embora tenha marcado o último gol brasileiro em Copas do Mundo, na derrota para a Bélgica. Enquanto William participou dos cinco jogos em 2018.

Taison foi a maior surpresa da lista de Tite. Então no Shakthar Donetsk, da Ucrânia, foi mais um a retornar para o time de mais identificação. Desde 2021 está no Internacional. Entretanto, não entrou em campo na Rússia.

Quatro gringos no Brasileirão Série A

Outro Colorado que esteve na Copa do Mundo 2018, o argentino Gabriel Mercado foi titular na seleção pela lateral-direita. Na época no Sevilla, marcou um gol contra a França, na derrota por 4 a 3 que eliminou os “hermanos” nas oitavas-de-final. Está em Porto Alegre desde o ano passado. Cristian Pavón também serviu a equipe então comandada por Jorge Sampaoli. Na ocasião, era atacante do Boca Juniors. O jogador, que disputou as quatro partidas (sendo titular diante dos franceses), defenderá o Atlético-MG a partir de julho.

Arrascaeta estava em sua última temporada pelo Cruzeiro. Pela seleção do Uruguai, começou o primeiro jogo. Posteriormente, perderia a posição. Chegaria ao Flamengo seis meses depois da Copa, no começo de 2019. Outro uruguaio, Carlos Sánchez, acertou com o Santos logo após o Mundial, do qual disputou como jogador do Monterrey, do México. Foi titular em uma partida na Copa.

PUBLICIDADE