O técnico Paulo Sousa vive uma semana complicada após a derrota para o Fortaleza, em pleno Maracanã, pela nona rodada do Brasileirão. O treinador, que já era alvo de críticas de grande parte da torcida pelo baixo desempenho da equipe, apesar dos resultados positivos, está ainda mais pressionado após o revés para o time cearense. A diretoria rubro-negra, inclusive, já começa a discutir a permanência do português no comando da equipe.
Segundo o ‘ge’, a cúpula do futebol do Flamengo se reuniu no início desta semana para discutir os rumos do time, entre eles o futuro de Paulo Sousa, que para o jogo contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela 10ª rodada do Brasileirão da Série A, ainda é o responsável pela equipe, mas um resultado negativo pode complicar a situação.
De acordo com a publicação, alguns fatores ‘ajudam’ a retardar a demissão de Paulo Sousa do comando técnico do Flamengo. O primeiro deles é o contrato: o vínculo do treinador com o clube rubro-negro é válido até dezembro de 2023, e no momento tem uma multa rescisória que gira em torno de R$ 7,7 milhões — valor referente ao número de salários pendentes até o fim da atual temporada.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJoMzFEU2tvNSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Além da questão financeira, outro entrave para a demissão de Paulo Sousa neste momento é que atualmente não existe nenhum auxiliar para assumir o comando da equipe interinamente, como fizeram Mauricio Sousa e Marcelo Salles em algumas oportunidades. O clube passou por uma reformulação no departamento de futebol com a chegada dos portugueses no início do ano, e alguns funcionários foram demitidos.
Em caso de demissão de Paulo Sousa, o Flamengo teria à disposição apenas o preparador físico Marlon Syndara, por exemplo – o profissional recentemente saiu do time sub-17 para o sub-20.
Flamengo busca opções no mercado:
Enquanto não define a demissão de Paulo Sousa, a diretoria do Flamengo já faz um mapeamento do mercado sobre possíveis alternativas para técnico enquanto mantém o português no cargo pelo menos nos próximos dias – a informação é do jornalista Rodrigo Mattos, no UOL Esporte.
Segundo a publicação, o presidente Rodolfo Landim ainda não está completamente convencido de fazer a troca no comando técnico do clube, mas está “bastante irritado” com o futebol apresentado pelo time. Durante a reunião do Conselho Diretor, o mandatário rubro-negro não indicou nenhuma mudança imediata, mas deixou claro que espera melhores resultados nos da equipe nesta semana – além do Red Bull Bragantino, o Flamengo visita o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, no fim de semana.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVeHRMN3NXSiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Paulo Sousa avalia o trabalho:
Em entrevista coletiva após a derrota para o Fortaleza, Paulo Sousa fez uma avaliação sobre o momento do trabalho desenvolvido no Flamengo.
— Tivemos alguns momentos com alguma dificuldade, que ultrapassamos com persistência e acreditar no que acreditamos sobre futebol. Mas, hoje, tantos jogadores com erros individuais e técnicos que podem acontecer de precipitação, é difícil acontecer. Por isso, quando olhamos para um jogo desses, não conseguimos avaliar uma evolução, porque ela não existe. O adversário foi superior, sobretudo na primeira parte. Na segunda parte, melhoramos e nos faltou o último terço. Temos que ter essa consciência individual de que somos muito melhores do que apresentamos hoje e nos próximos jogos assim o faremos — avaliou.
O treinador também falou sobre os pedidos de saída da torcida rubro-negra, e destacou a importância de vencer e convencer para satisfazer o torcedor.
— Como já disse e vou repetir: primeiro, eles (torcedores) têm todo direito. Não ganhamos e eles têm direito de se mostrar descontentes e criticar quem for. Temos que ganhar para satisfazer. Deus não me deu espírito de covardia. Tenho muita coragem em momento em que eu possa não agradar. Hoje, não estivemos bem individualmente, todos nós. Amanhã, vamos ter que estar bem melhor para ganhar o adversário e satisfazer o torcedor.
O Flamengo se reapresentou na manhã desta segunda (06), no Ninho do Urubu e iniciou a preparação para a partida diante do Bragantino, pelo @Brasileirao.#VamosFlamengo #CRF
📸: @mcortesdasilva8 /CRF pic.twitter.com/XK83sgDFGw
— Flamengo (@Flamengo) June 6, 2022

