Home Futebol Quem é José Boto, oferecido ao Flamengo para substituir Paulo Sousa

Quem é José Boto, oferecido ao Flamengo para substituir Paulo Sousa

Atualmente no PAOK, português voltou a ser um nome avaliado pelos dirigentes do Mengão

Por Flavio Souza em 07/06/2022 18:10 - Atualizado há 4 anos

Reprodução / Instagram

Ao que tudo indica, é questão de tempo até que Paulo Sousa seja demitido do Flamengo. Informações dos bastidores são de que o treinador não conta mais com respaldo no clube, tanto de dirigentes como também do elenco. Dessa forma, Rodolfo Landim, presidente do Mengão, já pediu para a diretoria de futebol mapear possíveis nomes de técnicos que poderiam assumir o clube carioca.

Conforme informação do jornalista Venê Casagrande, o português José Boto, que trabalha como diretor-executivo do PAOK foi oferecido ao Flamengo por intermediários. Com 56 anos, o profissional já teve seu nome sugerido a conselheiros rubro-negros em abril de 2021 e poderia assumir o cargo de treinador do Flamengo.

Mas é importante citar que ele atuou como treinador apenas no começo da sua carreira, com passagens pelo Sacavenense e Loures, ambos de Portugal. Em seguida ele trabalhou por mais de 10 anos na captação de jogadores do Benfica. Por fim, antes de assumir posição no clube grego, ele trabalhou no Shakthar, entre 2018 a 2021.

Conheça a carreira de José Boto

Nascido na cidade de Loures, próximo a Lisboa, o português iniciou sua carreira no futebol como técnico do time da sua cidade, onde trabalhou durante dois anos.

Em seguida, ele assumiu o comando do Sacavenense, onde comandou a equipe profissional de 1997 até 2001.

Após isso, ele começou a atuar mais na parte gerencial. Inicialmente ele assumiu cargo de assistente do Benfica, entre os anos de 2002 e 2004, antes de retornar para sua segunda passagem como treinador do Sacavenense nas temporadas de 2004 até 2006.

A partir de 2007 ele começou a atuar na captação de jogadores, retornando ao Benfica. Foram três anos nessa posição, até assumir o comando do departamento de scout, onde iniciou seu trabalho em 2010, permanecendo na equipe portuguesa até o ano de 2018.

Já em 2018 ele assumiu o cargo de diretor esportivo do Shakthar, onde ficou até 2021. Durante sua passagem na Ucrânia, José Boto auxiliou o clube a ganhar títulos importantes e conseguir boas campanhas na Champions League.

Por fim, em 2021, ele acertou sua ida para o PAOK, seu atual clube.

Cargo diretivo no Flamengo?

Conforme citado no começo da matéria, Paulo Sousa não conta mais com apoio interno no clube. Mas a falta de um profissional para assumir o cargo de treinador, ao menos que de forma interina, faz com que os dirigente mantenham o português no cargo, pelo menos até acertar com um nome.

De acordo com apuração do jornalista Bruno Andrade do UOL, José Boto poderia chegar ao clube, mas para assumir um cargo de diretor de futebol. Dessa forma sele seria um braço direito do vice-presidente de Marcos Braz no clube. Inclusive, Boto já declarou várias vezes que gostaria de trabalhar no futebol brasileiro.

Por conta da situação emergencial, uma possibilidade seria José Boto aceitar um cargo diretivo, mas assumir o Flamengo, ao menos de forma interina, até que um novo nome seja contratado.

Além disso, o próprio português poderia auxiliar os dirigentes na definição de um novo técnico.

Nomes em pauta no clube

Por conta da situação insustentável de Paulo Sousa, o noticiário dos últimos dias está repleto de rumores sobre quem pode assumir o comando técnico do Flamengo.

Dentre os nomes especulados, Cuca é um dos que aparece com mais força. Mas informações são de que o nome de Mauricio Barbieri, que já comandou o Mengão em 2018, corre por fora e poder uma opção viável.

Exit mobile version