Depois de conseguir êxito na contratação do atacante Everton Cebolinha, do Benfica, o Flamengo perdeu uma disputa com o próprio clube português para fechar a chegada do meio-campista argentino Enzo Fernández, do River Plate.
Nesta quinta-feira (23), o Benfica anunciou oficialmente que chegou a um acordo com o River e fechou a contratação do jovem jogador de 21 anos em uma transação que poderá chegar a 18 milhões de euros (R$ 98 milhões na cotação atual).
No acordo, o time português vai comprar 75% dos direitos econômicos de Fernández por 10 milhões de euros, com possibilidade de pagar mais 8 milhões de euros caso metas estabelecidas em contrato sejam cumpridas.
O Flamengo chegou a negociar com o River Plate na tentativa de trazer o promissor meio-campista, mas não conseguiu fazer frente à proposta do Benfica e ainda ao desejo do jogador de jogar na Europa.
Zé Elias critica Flamengo por deixar Andreas Pereira “exposto”
Antes uma carta fora do baralho do Flamengo, o meio-campista Andreas Pereira ainda tem alguma chance de permanecer, segundo revelou nos últimos dias Marcos Braz, vice de futebol rubro-negro.
Nesta quarta-feira (22), Zé Elias criticou a declaração do dirigente dizendo que a situação ainda não estava definida e que o Flamengo ainda buscava uma forma de permanecer com o jogador em seu elenco – Andreas está emprestado pelo Manchester United.
Durante programa da ESPN, o ex-jogador estava criticando a utilização do meio-campista pelo técnico Dorival Júnior, mesmo ele sabendo que Andreas não permaneceria no clube a partir de 30 de junho, quando acaba seu contrato de empréstimo, e foi interrompido pela apresentadora Daniela Boaventura.
“Calma que tem uma declaração do Braz dizendo que ainda não jogou a toalha (sobre a permanência)“, disse ela.
Zé Elias então criticou o vice de futebol do Flamengo por, segundo ele, expor Andreas.
“Ficaram um ano para contratar o jogador. Deixaram o jogador exposto. Tomaram porrada. Não protegeram o jogador em nenhum instante e agora quer falar o que… ‘Vamos esperar’“, criticou.
“Me desculpa. Vamos esperar o que? Se daqui uma semana o cara tem que ir embora. Vai esperar o que? Ele teve essa sequência de três jogos com o Dorival Júnior e o Braz mudou de opinião? Não dá mais para ficar com essas declarações achando que as pessoas vão acreditar“, disse Zé Elias.
“Precisa levar um pouco a sério não só a profissão, mas também o jogador. Respeita o ser humano. Quando tiveram que proteger o Andreas o que fizeram? Nada. Deixaram o menino exposto. Em momento algum ele foi defendido por essa diretoria nesse período que ele passou por maus bocados“, finalizou o ex-atleta.

