Home Futebol Fluminense: após saída traumática, Fábio encara o Cruzeiro pela Copa do Brasil

Fluminense: após saída traumática, Fábio encara o Cruzeiro pela Copa do Brasil

Defendendo o Fluminense, goleiro Fábio reencontrará o Cruzeiro pela primeira vez depois de deixar a Raposa

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Fábio será adversário do Cruzeiro depois de 16 anos. Este foi o tempo em que o goleiro foi titular absoluto do Cabuloso. Nesta quinta (23) às 19h (horário de Brasília), no Maracanã, o arqueiro hoje no Fluminense certamente sentirá uma estranha sensação ao ver a camisa celeste do outro lado do campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No duelo de ida válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, Fábio reverá o Cruzeiro logo após sua saída traumática em janeiro. Assim que Ronaldo Nazário assumiu a SAF do clube mineiro, tomou a decisão de rescindir com o histórico goleiro. Na intenção de cortar custos, o Fenômeno contrariou a torcida da Raposa, que se enfureceu com a forma como o arqueiro de 41 anos fora tratado.

Rafael Cabral foi buscado da segunda divisão inglesa para assumir o gol celeste. Enquanto Fábio chegou a negociar com o América-MG, antes de acertar com o Fluminense. Inicialmente, a intenção era um revezamento com Marcos Felipe e Muriel. Entretanto, Fábio ganhou a confiança de Abel Braga e, mais tarde, de Fernando Diniz, sendo titular com ambos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Última vez de Cruzeiro adversário foi em 2003

Pelo Cruzeiro, Fábio ganhou três Copas do Brasil. Em 2000, era reserva de André Doring. Mas foi fundamental nas conquistas de 2017 e 2018. Na edição de 2019, ajudou a eliminar o próprio Fluminense na mesma fase em que enfrentarão hoje: as oitavas. Na disputa por pênaltis, defendeu a cobrança de João Paulo.

Fábio é o recordista absoluto de jogos na história cruzeirense, com 976 partidas. Contando a primeira passagem em 1999 e 2000, quando pouco atuou, e a consagradora de 2005 a 2021. A última vez em que Fábio enfrentou o Cruzeiro foi há quase 20 anos. No longínquo 9 de novembro de 2003, defendendo o Vasco, a Raposa levou a melhor vencendo por 1 a 0 pelo Brasileirão Série A. Embora o mando de campo tenha sido dos cariocas, a partida aconteceu no estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande (MS).

Better Collective