O processo de reformulação do Barcelona para a próxima temporada passa pela contratação de reforços e, também, pela dispensa de alguns jogadores do atual elenco.
Entre os nomes do elenco, o goleiro Neto, de 32 anos de idade, não está nos planos de Xavi. Por isso ele foi liberado para procurar outro clube neste meio de ano.
Neto, entretanto, não quer sair. Segundo o diário “Sport”, o arqueiro tomou a decisão de rejeitar todas as ofertas que chegarem e cumprir seu contrato com o Barça até o fim.
Lembrando que seu vínculo é válido até o meio de 2023.
O goleiro já comunicou sua decisão ao clube, bem como para os agentes que cuidam da sua carreira. A permanência do atleta é considerada um problema inesperado para diretoria do Barcelona, que precisa aliviar a folha salarial e contava com a saída de Neto.
Xavi quer trabalhar com os goleiros Marc-André ter Stegen e Iñaki Peña, que retornará de empréstimo junto ao Galatasaray, da Turquia. E Neto vai ficar ainda mais sem espaço.
A decisão do goleiro brasileiro surpreendeu a cúpula do Barça, já que, nos últimos meses, ele recebeu boas propostas para se transferir, principalmente do Brasil e da Itália.
Ainda de acordo com a publicação espanhola, o Barcelona “está dando todas as facilidades do mundo” para Neto sair. Mesmo assim, ele decidiu ficar.
Diante deste cenário, o Barcelona poderia tomar uma medida drástica e definitiva: rescindir o contrato à força, pagando uma eventual multa.
Esse é o mesmo caminho que a diretoria pode seguir, por exemplo, com o zagueiro francês Umtiti. O defensor também está na lista de dispensas de Xavi e a ideia é negociá-lo nos próximos dias.
Natural da cidade de Araxá, em Minas Gerais, o goleiro Neto foi revelado no Athletico-PR em 2009 e, dois anos depois, acertou com a Fiorentina. Ele ainda defendeu Juventus e Valencia até chegar ao Barcelona em 2019.

