Home Automobilismo Fórmula 1: Hamilton se diz grato por mensagens de apoio após fala racista de Piquet

Fórmula 1: Hamilton se diz grato por mensagens de apoio após fala racista de Piquet

Piloto britânico destaca que é preciso de mais ação para combater as práticas racistas

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, Victor Meira é um dos editores do Torcedores.com com passagens no Eu Quero Investir, JC Concursos e Esportudo.

Lewis Hamilton se posicionou pela primeira vez após o episódio em que foi alvo de termos racistas proferidos pelo ex-piloto Nelson Piquet. O piloto inglês agradeceu o apoio que está recebendo e voltou  a criticar a “mentalidade arcaica”.

PUBLICIDADE

A primeira vez que Hamilton se posicionou sobre o caso foi escrever em português em seu Twitter de que era preciso ter uma “mudança de mentalidade”. Além disso, ele relembrou o protesto antirracismo que protagonizou em 2020, antes do GP da Áustria.

“Claro que ainda enfrentamos os desafios. Eu tenho sido alvo de racismo, narrativas negativas e arcaicas e tons de discriminação. Não sei por que continuamos a dar uma plataforma a essas pessoas mais velhas. Eles estão falando sobre o esporte, mas estamos procurando ir em uma direção diferente. É a imagem maior. Agora é uma reação imediata de empresas de todo o mundo” , afirma.

PUBLICIDADE

Hamilton ainda comentou sobre o apoio que recebeu da Fórmula, da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da Mercedes, mas destacou que ainda é preciso ação para combater essa prática.

“Provavelmente todos eles já têm um roteiro pronto para esse gerenciamento de crise. Não é suficiente. Agora é sobre ação. Essas vozes antigas concordam subconscientemente ou conscientemente que pessoas como eu deveriam estar no esporte. Precisamos mais do que nunca unir as pessoas. Não ajudam os comentários que estamos vendo dessas pessoas”, conclui.

Entenda o caso Piquet x Hamilton

No início da semana, Piquet se referiu a Hamilton como “neguinho” diversas vezes quando ele comparou o acidente de Ayrton Senna e Alain Prost em 1990 ao episódio entre Max Verstappen e o piloto inglês no último GP da Grã-Bretanha.

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se f… Fez uma puta sacanagem”, declarou Piquet no canal Enerto do Youtube. 

PUBLICIDADE

Com a repercussão do caso, Hamilton escreveu no Twitter em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade”.

Logo depois, ele piloto da Mercedes complementa a crítica da seguinte forma:

“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e um alvo durante toda a minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.”

PUBLICIDADE