Home Automobilismo Fórmula 1: Saiba quantos quilos um piloto pode perder a cada corrida

Fórmula 1: Saiba quantos quilos um piloto pode perder a cada corrida

Bradley Scanes, treinador de Max Verstappen, avalia que em uma hora e meia de corrida é possível perder 3,6 kg

Beatriz Capirazi
Colaborador do Torcedores

É comum ver os pilotos exaustos após disputarem um novo GP, no entanto, há pessoas que desconhecem o tamanho do esforço físico que é feito para domar os novos — e pesados — carros da Fórmula 1 a cada fim de semana. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com os carros se tornando cada vez mais equipados — e consequentemente cada vez mais pesados — os pilotos deixaram de ser ‘meros’ condutores habilidosos para se tornarem verdadeiros atletas prontos para uma verdadeira maratona a cada nova disputa. 

Bradley Scanes aponta que GP é comparado a maratona

Desta forma, a ideia de sentar no volante e guiar por horas está defasada — embora esta seja uma ideia que é comum entre as pessoas que conhecem pouco sobre a categoria.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

À imprensa, o treinador de Max Verstappen, Bradley Scanes, revelou que durante uma corrida o piloto queimou tantas calorias quanto alguém que compete em uma meia maratona. Embora o recorde de Jacob Kiplimo tenha sido 57 minutos e 31 segundos — a marca mais rápida da história desta modalidade —, uma prova dura cerca de meia a hora a mais. 

“Você está suportando até 40 ou 45 quilos de pressão no pescoço quando freia. Em circuitos como Monza, você tem que resistir até 100 quilos, e a temperatura no cockpit pode ser superior a 50°C”, explicou Scanes. 

Verstappen peredu 3,6 kg

Segundo o treinador, Verstappen chegou a perder 3,6 kg em uma hora e meia de corrida em Miami com o suor — embora este peso possa ser recuperado com a hidratação posterior a corrida. No entanto, estes dados mostram como é difícil lidar com temperaturas tão altas. 

PUBLICIDADE

“É cerca de 5% do seu peso total e, se você perder essa quantidade, leva a uma perda de 30% da capacidade de trabalho”, disse o britânico em entrevista ao De Telegraaf. “Em seguida, você tem que ter resistência, mas ainda mais importante é o aspecto mental e a concentração.” 

PUBLICIDADE

Scanes conclui ainda apontando que os erros que vários pilotos começaram a cometer no final da corrida estão diretamente ligados à fadiga — o que mostra o quão importante é estar em forma para ter um bom desempenho nas mistas e manter o alto padrão de treinos na fórmula 1. 

Aproveitando a oportunidade, o treinador inglês ainda exaltou toda a qualidade do atual campeão mundial, apontando que ele é um verdadeiro talento: “Max é um talento excepcional, muitas vezes você vê isso em atletas de elite. É fácil trabalhar com ele, nos entendemos e o ambiente é muito descontraído.” 

Better Collective