Home Automobilismo Fórmula 1: saiba tudo sobre o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone

Fórmula 1: saiba tudo sobre o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone

As curvas de alta velocidade de Silverstone podem oferecer um toque a mais na corrida de domingo

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, Victor Meira é um dos editores do Torcedores.com com passagens no Eu Quero Investir, JC Concursos e Esportudo.

Neste final de semana, será realizado o Grande Prêmio da Inglaterra em uma das pistas mais tradicionais do circuito da Fórmula 1. Para te ajudar a acompanhar um dos principais GPs da temporada, o Torcedores preparou um guia com as principais informações dele.

PUBLICIDADE

No ano passado, o Silverstone foi palco de uma das corridas mais polêmicas da temporada. Na ocasião, o piloto inglês Lewis Hamilton fez uma tentativa de ultrapassagem em Max Verstappen, que não abriu para o seu rival passar e acabou se envolvendo em um acidente que o tirou da pista.

Em 2022, Verstappen chega no 10º GP do ano com uma vantagem confortável na liderança do mundial de pilotos da Fórmula 1. O holandês tem 46 pontos a mais que o segundo colocado, o seu companheiro de equipe Sergio Pérez. 

PUBLICIDADE

Contudo, o clima não está excelente para Verstappen, principalmente com a repercussão do episódio Nelson Piquet x Lewis Hamilton. O sogro do atual campeão do mundo proferiu termos racistas direcionados para o piloto da Mercedes. Com isso, Max certamente será perguntado sobre o caso. 

Voltando para a pista, a Ferrari quer encerrar a onda de má sorte e voltar para briga do mundial  de construtores e de pilotos. Mas o fantasma das quebras ainda ronda o time de Maranello, principalmente em cima de Charles Leclerc.

GP da Inglaterra: Características de Silverstone

Silverstone tem como característica principal as curvas em alta velocidade. Com isso, os pneus sofrem mais do que em outras pistas. Para aguentar o circuito inglês, a Pirelli decidiu enviar os três compostos mais duros. 

Com curvas mais rápidas, os pilotos pisam menos no pedal de freio. Logo, os motores mais eficientes levam vantagem em Silverstone. 

PUBLICIDADE

Outro desafio para as equipes no GP da Inglaterra é a recuperação das unidades de potência híbrida, uma vez que há poucos pontos de frenagem mais fortes. Assim, os motores contam com poucas chances de recuperar a energia perdida.

Diante disso, as equipes terão que bolar estratégias diferentes para conseguir recuperar a energia dos motores. Dessa forma, a luta entre Red Bull e Ferrari pode ficar ainda mais acirrada.

Confira o calendário do GP da Inglaterra:

Sexta-feira, 1 de julho

  • 9h às 10h – Treino Livre 1 (TL1)
  • 12h às 13h – Treino Livre 2 (TL2)

Sábado, 2 de julho

PUBLICIDADE
  • 8h às 9h – Treino Livre 3 (TL3)
  • 11h às 12h – Qualificação

Domingo, 3 de julho

  • 11h – Grande Prêmio da Inglaterra de F1 (52 voltas ou 120 minutos)

Circuito de Silverstone 

Distância: 5.891km

Número de voltas: 52 

DRS – 2 zonas Zona 1: após a curva 5 (Aintree) Zona 2: após a curva 14 (Chapel) 

PUBLICIDADE

Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios) 

Recorde em corrida: 1min27s097 (Max Verstappen, Red Bull, 2020) 

Resultado de 2021 Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min26s134 

Pódio: 1º Lewis Hamilton – ING/Mercedes – 1h58min23s284; 2º Charles Leclerc – MON/Ferrari – +3s871; 3º Valtteri Bottas – FIN/Mercedes – +11s125.

PUBLICIDADE