Home Basquete Franca quebra jejum, atropela o Flamengo e fica com o título do NBB

Franca quebra jejum, atropela o Flamengo e fica com o título do NBB

Equipe paulista levou a melhor por 80 a 65, fechando a final em 3 a 1 e ganhando primeiro título nacional desde 1999

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Franca é finalmente campeão do NBB, o Novo Basquete Brasil. O time paulista venceu o Flamengo por 80 a 65, na noite desta quinta-feira, no ginásio Pedrocão, em Franca, e fechou a série final do NBB em 3 a 1, confirmando mais uma conquista para a maior escola brasileira de basquete.

PUBLICIDADE

Desde que o NBB foi criado, em 2008, Franca tinha como melhor resultado dois vice-campeonatos, em 2011 e 2019, e mais uma classificação para as semifinais, em 2010. Na história, porém, desde os anos 70, quando campeonatos nacionais começaram a ser disputados, a equipe francana já tinha outras 11 conquistas, a última delas em 1999.

 Na campanha desta temporada, Franca ficou em primeiro na fase de classificação, com 29 vitórias e apenas três derrotas. Nas quartas de final, bateu o Pinheiros por 3 a 0, e nas semifinais eliminou o São Paulo por 3 a 1.

PUBLICIDADE

Depois da frustração, o atropelo

O título poderia ter vindo no último sábado, mas o Flamengo conseguiu evitar a conquista paulista no Maracanãzinho com uma vitória por 81 a 75. Com o direito de tentar decidir em casa, Franca atropelou no jogo desta quinta-feira desde o primeiro quarto, abrindo vantagem de 28 a 8.

Depois, foi só controlar a partida e segurar a vantagem. O Flamengo ainda reagiu um pouco a partir do terceiro quarto, mas não o suficiente para ameaçar a vitória e o título de Franca.

Lucas Dias foi a grande estrela da decisão. Com 19 pontos e 14 rebotes, foi o cestinha da equipe e escolhido o MVP das Finais do NBB. Pelo Flamengo, o destaque foi Mineiro, com 24 pontos – mas brilhou sozinho, já que nenhum dos outros jogadores da equipe atingiu dois dígitos de pontuação.

Esta foi a nona final do Flamengo, que é o maior vencedor desde a criação do NBB, com sete títulos em treze edições, inclusive os dois anteriores a este – 2019 e 2021, já que a temporada de 2020 foi interrompida e declarada sem vencedor por causa da pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE