A TV Globo foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar um torcedor do Palmeiras que teve a sua imagem divulgada de maneira equivocada em uma reportagem do telejornal “Bom Dia São Paulo”, em fevereiro. O valor da indenização é de 150 mil, segundo informações divulgadas inicialmente pelo jornalista Rogério Gentile, do UOL Esporte.
O torcedor que será indenizado pela Globo foi detido pela polícia no dia 12 de fevereiro após uma discussão no entorno do Allianz Parque, onde havia ido para acompanha pela televisão a final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea. Por conta da discussão, o palmeirense acabou ficando na delegacia das 17h às 20h, quando foi liberado.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIySkRpZEtneiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
No dia 16, a emissora divulgou a imagem do torcedor como sendo o responsável por um roubo no Aeroporto de Congonhas, que aconteceu no dia anterior. A fotografia do momento em que ele foi detido no dia da final do Mundial foi usada para ilustrar a reportagem sobre o roubo exibida no “Bom Dia São Paulo” – a matéria chamou o torcedor de “criminoso”.
Inicialmente, o torcedor do Palmeiras exigia uma indenização no valor de R$ 1 milhão, mas a juíza, Thania Cardin, responsável pelo caso, considerou o valor excessivo. Além do pagamento de R$ 150 mil, ela determinou ainda que a imagem do palmeirense fosse excluída de suas plataformas digitais.
“Não há qualquer dúvida de que o autor [do processo] não era o agente do roubo no Aeroporto de Congonhas, muito embora, por equívoco injustificado, sua imagem tenha sido veiculada como tal”, explicou a juíza Thania Cardin
Podendo ainda recorrer da condenação, a TV Globo argumentou durante o processo que não teve responsabilidade pelo equívoco, já que veiculou durante a reportagem apenas informações oficiais fornecidas pelas fontes policiais.
Confusão no Palmeiras após a final do Mundial:
Torcedores do Palmeiras que estavam no entorno do Allianz Parque entraram em confronto com a polícia depois de uma discussão após a derrota do Verdão na decisão do Mundial de Clubes, no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, um palmeirense que tentou impedir um assalto chegou a ser baleado na região do tórax, ficou em estado grave e chegou a ser encaminhado ao Hospital das Clínicas, mas, de acordo com a PM, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
Confusão nos arredores do Allianz Parque, após derrota do Palmeiras no Mundial. Em entrevista à Band, a PM e o Corpo de Bombeiros confirmaram que uma pessoa foi baleada #SBTSports pic.twitter.com/3CQfirEwtR
— SBT Sports (@sbt_sports) February 12, 2022

